Você esta em: Início » Notícias » Informação »
14 agosto 2015 1.021 visualizações Informação  ›  Londrina  ›  Notícias
O Paraná poderá ser um dos pioneiros a instalar o Sistema de Comunicação Estratégico para Proteção Pública e Suporte a Desastres, Sinac, desenvolvido pelo Exército Brasileiro e que tem como proposta estabelecer um padrão nacional de comunicação. Londrina poderá ser a base operacional do sistema.
O sistema foi apresentado nesta quinta (13) em Londrina pelo vice-chefe de Tecnologia de Informação e Comunicações e Informação do comando do Exército, General Antonino dos Santos Guerra Neto, que veio a Londrina apresentar o projeto do Sinac. O sistema de comunicações críticas, ou seja, aquelas que não podem ser interrompidas. O objetivo é a interligação e compartilhamento das comunicações entre as agência , governamentais como polícias, Forças Armanda, Receita Federal através de uma rede exclusiva e padronizada.
Hoje o sistema é bem desorganizado, segundo o próprio general. “Na concorrência em um grande evento, um desastre, não há coordenação entre uma entidade e outra. Cada um está próximo, mas falando de uma linguagem diferente da outra”, disse o general.
O projeto piloto deve começar pelo Paraná no ano que vem, que já os 399 municípios do Estado estão conectados por fibra pela Copel e Sercomtel, o que facilitaria a sua implantação.
Os investimentos previstos no projeto são de R$ 500 milhões nos próximos quatro anos. Com a apresentação realizada ontem, Londrina se coloca como concorrente para ser o centro de operações deste sistema. O fato de possuir o Sercomtel como empresa pública, a torna grande concorrente.
A instalação do centro aqui na cidade está sendo negociado entre a Prefeitura, Exército e Sercomtel , o que proporcionaria a criação de muitos empregos em Londrina e no Paraná, além de oportunidades para os profissionais e empresas do setor de tecnologia da informação, afirmou informou o presidente da Sercomtel, Christian Schneider.
alerta Rural – O projeto foi elogiado pelo deputado estadual Cobra Repórter que enviou representante na reunião. É muito parecido com o que queremos fazer aqui no Estado. Apresentei na Assembleia Legislativa um projeto chamado Alerta Rural, que visa exatamente isso, a interligação de todas as polícias para garantir um atendimento organizado e rápido para aqueles que moram na zona rural e precisam do socorro policial diante de uma situação de perigo”, reforçou o deputado Cobra Repórter.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=2060
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.