Você esta em: Início » Comissões Parlamentares » Criai »
20 março 2019 1.092 visualizações Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Destaque  ›  Notícias
A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter, está preocupada com a quantidade de crianças com mais de 12 anos que estão em abrigos do Paraná esperando para serem adotadas. Nesta terça (20) o presidente da Criai recebeu os promotores de justiça David de Aguiar e Mariana Bazzo que vieram tratar deste assunto.
Segundo dados do Conselho Nacional de Adoção (CNA), são 9.410 crianças e adolescentes em casas de acolhimento espalhadas pelo Brasil aptas para adoção e 999 no Paraná. O Paraná é o 4º Estado com mais crianças e adolescentes para adoção; só fica atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Das 999 crianças e adolescentes, cerca de 40% tem mais de 12 anos segundo o Ministério Público do Paraná. Em Curitiba, são 497 crianças e adolescentes acolhidos nas 22 casas abrigo da capital. Destas, 123 meninos e 110 meninas já ultrapassaram os 12 anos.
Os promotores de justiça David de Aguiar e Mariana Bazzo disseram que os números são altos já que, a partir dessa idade, as chances de adoção são mínimas. Eles estiveram no gabinete para se reunir com o deputado estadual Cobra Repórter e integrantes da Criai para discutir ações na tentativa de reverter essa triste realidade.
A promotora Mariana Bazzo afirmou que as crianças com mais de 12 anos que vivem em abrigos, muitas vezes, acabam indo para o caminho da marginalidade, drogas e prostituição no decorrer da adolescência. “Temos que criar meios de minimizar os efeitos negativos dessa ausência de carinho, amor… de família! A situação chega fora de controle em razão de uma institucionalização de longo prazo, da falta de cuidado individualizado, da autoestima prejudicada e da dificuldade de interação social”, explicou a promotora.
O promotor David de Aguiar destacou que o apadrinhamento pode ser uma solução! E um projeto que já existe, o “Padrinho Torcedor” do Clube Atlético Paranaense, tem ajudado nisso. Ele existe graças ao apoio das Promotorias de Justiça e Juventude de Curitiba e de Araucária, na Região Metropolitana. “O projeto foi lançado com o objetivo de impulsionar o apadrinhamento de crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento” disse o promotor David de Aguiar.
Para participar, ele explicou que é possível escolher entre as diferentes modalidades de apadrinhamento, como o afetivo, em que se visita o afilhado regularmente, proporcionando uma relação de família e de troca de afeto. E o provedor, em que é dado suporte material ou financeiro, como o custeio de cursos profissionalizantes.
Para apadrinhar, é necessário ter disponibilidade para participar ativamente da vida do afilhado, ter mais de 18 anos e ter, pelo menos, 16 anos de diferença com a criança ou adolescente que deseja apadrinhar. Além disso, é imprescindível a presença em reuniões com a equipe responsável pelo programa.
Dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. Aproveitando a oportunidade, a Criai está organizando ações voltadas a comemoração da data. A comissão é formada por sete integrantes: o presidente deputado Cobra Repórter, a vice-presidente deputada Cantora Mara Lima, os deputados Alexandre Amaro, Luciana Rafagnin, Marcio Pacheco, Subtenente Everton e Luiz Carlos Martins.
Assista ao vídeo da entrevista com os promotores:
Serviço:
Site: www.criaiparana.org
E-mail: secretaria.criai@alep.pr.gov.br
Telefones para denúncias: (41) 3350-4395/4033
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=21371
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.