Você esta em: Início » Comissões Parlamentares » Criai »
05 abril 2019 956 visualizações Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Direitos  ›  Notícias
Dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. Aproveitando a oportunidade foi marcada para o dia 22 de maio (quarta-feira), às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública organizada pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), o deputado Cobra Repórter (PSD), para discutir ações relacionadas à Adoção e ao Apadrinhamento Afetivo.
O deputado Cobra Repórter informou que uma das medidas é impulsionar o “Apadrinhamento Afetivo”. “A maior parte dos interessados em adotar crianças tem a preferência por bebês. Enquanto isso, milhares de crianças mais velhas continuam em abrigos. O programa de Apadrinhamento Afetivo não resolve o problema, mas possibilita a essas crianças a oportunidade do convívio familiar e da criação de laços com pessoas de fora da instituição de acolhimento. É uma atividade regulamentada pelo Governo Federal. Como presidente da Criai, vou incentivar essa iniciativa tão importante para a vida dessas crianças”, garantiu o deputado Cobra Repórter.
Na oportunidade, promotores da Vara da Infância e Juventude darão uma palestra, serão exibidos vídeos com depoimentos e os parceiros da Criai também serão homenageados com diplomas. A Criai também está preocupada com a quantidade de crianças com mais de 12 anos que estão em abrigos do Paraná esperando para serem adotadas.
Segundo dados do Conselho Nacional de Adoção (CNA), são, hoje, 9410 crianças e adolescentes em casas de acolhimento espalhadas pelo Brasil aptas para adoção e 999 no Paraná (é o 4º Estado com mais crianças e adolescentes para adoção; só ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Destas 999, cerca de 40% tem mais de 12 anos segundo o Ministério Público do Paraná. Em Curitiba, são 497 crianças e adolescentes acolhidos nas 22 casas abrigo da capital. Destas, 123 meninos e 110 meninas já ultrapassaram os 12 anos. A promotoria da Vara da Infância e Juventude de Curitiba considera esses números altos já que, a partir dessa idade, as chances de adoção são mínimas.
A promotora Mariana Bazzo afirmou que as crianças com mais de 12 anos que vivem em abrigos, na maioria das vezes, acabam indo para o caminho da marginalidade, drogas e prostituição no decorrer da adolescência. “Temos que criar meios de minimizar os efeitos negativos dessa ausência de carinho, amor… de família! A situação chega fora de controle em razão de uma institucionalização de longo prazo, da falta de cuidado individualizado, da autoestima prejudicada e da dificuldade de interação social”, explicou a promotora.
A Criai é formada por sete integrantes: o presidente deputado Cobra Repórter, a vice-presidente deputada Cantora Mara Lima, os deputados Alexandre Amaro, Luciana Rafagnin, Marcio Pacheco, Subtenente Everton e Luiz Carlos Martins.
Serviço:
Site: www.criaiparana.org
E-mail: secretaria.criai@alep.pr.gov.br
Telefones para denúncias: (41) 3350-4395/4033
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=21757
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.