09 maio 2019 661 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Homenagem  ›  Notícias  ›  Rolândia
O Monsenhor Joseph Bernard Agius foi homenageado na sessão plenária desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com o título de Cidadão Honorário do Paraná. Após a entrega na Assembleia, o Monsenhor, o deputado Cobra Repórter e lideranças de Rolândia visitaram o governador Ratinho Junior.
A homenagem ocorreu por iniciativa do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que foi aprovada no ano passado pelo Plenário da Assembleia, e transformada na Lei estadual nº 19.602/2018. “Esse título de cidadania promove o reconhecimento a quem tanto ajudou os paranaenses”, acrescentou o deputado.
Nascido numa ilha perto da Itália, o Padre Zé, como o monsenhor é conhecido, se notabilizou pelos serviços prestados às comunidades do município de Rolândia e de toda região Norte do Paraná. Monsenhor Joseph Bernard Agius agradeceu a homenagem e falou sobre sua trajetória até chegar ao Brasil, ao Norte paranaense. “O trabalho social é desenvolvido com a ajuda de muitos colaboradores e tenho uma grande gratidão por todos”, declarou. “Os resultados alcançados nestes mais de 50 anos me faz sentir muito grato, muito feliz”, completou. A sessão foi comandada pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Alep, e contou com as presenças de lideranças da região Norte, autoridades e amigos do monsenhor.
História – No projeto apresentado na Assembleia o deputado Cobra Repórter faz um detalhado relato sobre a história do monsenhor Joseph Bernard Agius. Conta que ele nasceu no início da década de 40 em uma pequena ilha chamada Gozo, localizada no mar Mediterrâneo, próximo a Malta, país perto da Itália. Conta ainda que por mais de 53 anos na paróquia São José, no Município de Rolândia, o Padre Zé vem diariamente espalhando a palavra de Deus como sacerdote muito querido de toda a população.
Realiza trabalhos de atendimentos ao povo, rezando missas, atendendo a confissões, realizando visitas a enfermos em todos os hospitais realizando, também, sem medir esforços, diversos e incontáveis trabalhos de ação social, ajudando a centenas de famílias carentes, além de contribuir de forma considerável na gestão administrativa e na manutenção do Hospital São Rafael de Rolândia. O monsenhor, pároco de Rolândia, foi ordenado no ano de 1965, na antiga catedral de Londrina, em cerimônia presidida pelo então arcebispo dom Geraldo Fernandes. A primeira Missa Solene do monsenhor, foi celebrada em 11 de julho de 1965.
Família – O sonho de se tornar padre começou bem antes, em Gozo, uma das ilhas da região de Malta, na Europa. Durante a infância e, principalmente, na juventude, o menino Joseph Bernard Agius, que nasceu no dia 2 de outubro de 1941, em plena II Guerra Mundial, tinha sonhos. Não sabia se seria professor ou seguiria a vocação religiosa. Também havia a possibilidade de ir para a Austrália, onde seu pai foi trabalhar. O ambiente era propício. Seu país era muito religioso, com várias vocações. Segundo os Atos dos Apóstolos, no ano 60 da era cristã, São Paulo sofreu um naufrágio e chegou à costa maltesa, onde promoveu a conversão de seus habitantes ao cristianismo. Joseph Bernard Agius tinha apoio da mãe, também muito religiosa, para seguir os destinos divinos da igreja. Depois de várias trocas de cartas com o pai, o jovem Joseph ingressou no seminário em 1958.
Naquela época, ainda com o espírito aventureiro da juventude, ele pensava em ser missionário na África. Seis meses antes de procurar seu superior para falar sobre o desejo de ajudar a população pobre africana, esteve na sua cidade o Arcebispo Dom Geraldo Fernandes à procura de seminaristas que quisessem vir para Londrina. Até então o jovem Joseph nem sabia onde ficava o Brasil. Ele manteve contato com um seminarista maltês, o monsenhor Bernardo Gafá, que foi pároco da Catedral Metropolitana, e ambos decidiram partir para o Norte do Paraná. Chegaram aqui em 1961.
O Padre Zé sempre relata: “Quando cheguei, era tudo estrada de terra, muita lama e poeira, não havia energia elétrica, mas fiquei surpreso com o desenvolvimento e com a população. Eu imaginava que aqui era pior do que a África, mas não encontrei pobreza. Hoje, tem muito mais”, explica o monsenhor. Após estudar Teologia no Seminário em Curitiba, ele foi ordenado padre, voltou para visitar os familiares e, depois, foi enviado para Pitangueiras, em fevereiro de 1966, assumindo como segundo pároco do antigo distrito de Rolândia. Chegou a Rolândia em 1969 como vigário coadjutor e tornou-se pároco da Igreja Matriz São José em 1972. O monsenhor logo começou a trabalhar nos projetos da Igreja, na construção de templos, na formação e manutenção das obras sociais e, principalmente, motivando a juventude, que teve início com o Movimento Nova Era.
*Com informações e fotos da Alep
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22448
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.