Você esta em: Início » Comissões Parlamentares » Criai »
20 maio 2019 863 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
Você sabia que o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebe quase 50 denúncias por dia relatando crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil? Um número considerado alto pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e que pode ser ainda maior, já que muitas das vítimas não registram a denúncia.
Segundo dados divulgados, recentemente, pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Disque 100 recebeu 76.216 denúncias no ano passado envolvendo crianças e adolescentes. 17.093 desse total foi referente à violência sexual. A maior parte delas é de abuso sexual (13.418 casos).
Só nos primeiros meses deste ano, são 4.736 denúncias recebidas de violência sexual segundo a ministra Damares Alves. “A maior parte desses crimes ocorre dentro de casa. São provocados por mães, pais e padrastos na maioria das vezes. Isso é revoltante e temos que criar meios para proteger nossas crianças, incentivar para que as denúncias sejam registradas na polícia”, disse o deputado estadual Cobra Repórter, presidente da Comissão que defende os direitos da criança, adolescente, idoso e da pessoa com deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de violência sexual no país somaram 184.524 ocorrências entre 2011 e 2017. Mais de 58 mil foram contra crianças (31,5% do total) e mais de 83 mil (45%) contra adolescentes. Quase 70% desses casos aconteceram dentro das casas das vítimas.
No caso das crianças, a maior parte era do sexo feminino (74,2% do total), tinha idade entre 1 e 5 anos (51,2%) e era negra (45,5%). Um em cada três casos tinha caráter de repetição. Em 81,6% dos casos, o agressor era do sexo masculino e, em 37% deles, o autor do crime tinha vínculo familiar com a vítima.
DENÚNCIA – Em geral, a denúncia começa pelo Conselho Tutelar, mas também é possível ir direto para uma delegacia da mulher ou delegacia comum, porque é necessário ter um boletim de ocorrência para o processo fluir. O ministério disse ainda que o Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados e que as ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. Segundo o ministério, o serviço atende também a graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou em curso, acionando os órgãos competentes, o que possibilita o flagrante.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22680
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.