Cobra Repórter conversa sobre placa Mercosul e investimentos na sinalização viária com Diretor do Detran-PR - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Cobra Repórter conversa sobre placa Mercosul e investimentos na sinalização viária com Diretor do Detran-PR

24 maio 2019       773 visualizações        ›   ›   ›        

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) se reuniu com o diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Paraná, coronel Cesar Vinícius Kogut, para discutir investimentos na sinalização viária de municípios do norte do estado. O encontro foi nesta terça-feira (21), no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Temos recebido inúmeras reclamações de prefeitos e vereadores de cidades do interior reclamando da falta de sinalização. Na conversa que tive com o Diretor do Detran, estou pleiteando a pintura da malha viária e instalação de placas para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, explicou o deputado Cobra Repórter.

A placa Mercosul também foi outro assunto entre eles. “A placa Mercosul está causando muitas dúvidas entre os motoristas desde o início de sua implantação. Estamos articulando sobre isso e o diretor do Detran-PR garantiu que decisões podem ser tomadas em nível federal nos próximos dias. Vamos aguardar”, disse o deputado.

Para atender a Resolução 729, o Detran-PR publicou a portaria 074/2018 que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado. A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul, tem também um código único com todos os dados de confecção da placa como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, mas não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.

Confira em quais situações é necessária a adesão ao novo modelo: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro Estado; troca de categorias; outros processos que necessitem a substituição de placas.

Segundo o Contran, não há obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação, ou seja, um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município. Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran-PR para efetuar o emplacamento.

Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22748

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.