Você esta em: Início » Comissões Parlamentares » Criai »
04 junho 2019 1.090 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Direitos  ›  Notícias  ›  Paraná
Números do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes são causadas por parentes próximos e que, de hora em hora, morre uma criança torturada ou espancada pelos próprios pais e/ou responsáveis. Ou seja, o perigo está mais próximo do que se imagina!
Na semana passada, por exemplo, um crime chocou o país: duas mulheres são acusadas de matar uma criança de 9 anos, na noite da última sexta-feira (31), em Samambaia Norte, no Distrito Federal. O corpo do menino foi decapitado e apresentava sinais de queimadura. Uma das suspeitas era mãe da vítima. A outra seria companheira dela. O assassinato teria acontecido enquanto o garoto dormia.
Em 76% dos casos recebidos pelo Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, as violências foram intrafamiliares, ou seja, praticadas dentro de casa. Quando uma criança é agredida, as marcas que ficam não são apenas físicas, mas também emocionais. A agressão sofrida atinge a criança no seu desenvolvimento, na sua visão de si mesma e do mundo. Com o intuito de colocar o foco neste assunto diante à sociedade, o dia 04 de junho é dedicado ao Combate da Agressão Infantil.
Lembrando que as agressões as quais as crianças são submetidas podem ser de ordem física, psicológica ou sexual. É preciso que todas as pessoas denunciem as ocorrências, aos primeiros sinais de maus-tratos e negligência, por parte de pais, responsáveis legais ou de qualquer outra pessoa do convívio de crianças e adolescentes. Em qualquer suspeita de violência ou agressão, a orientação é encaminhar a denúncia para o Conselho Tutelar da cidade o mais rápido possível. As denúncias também podem ser feitas por meio do “Disque Direitos Humanos – Disque 100″, um serviço nacional, mantido pelo governo federal e que pode ser acionado de qualquer parte do país. Não há necessidade de identificação do denunciante.
“Precisamos preservar a infância de nossas crianças e resguardar a adolescência também, afinal são períodos importantes para o desenvolvimento sócio-afetivo delas. Além do que lutar por elas é garantir um futuro melhor e mais digno para o nosso país”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão que Defende os Diretos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai).
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22918
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.