Você esta em: Início » Comissões Parlamentares » Criai »
25 junho 2019 962 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Notícias  ›  Paraná
O Paraná será o primeiro estado brasileiro a aderir ao programa “Desafio Detox Digital Brasil”, que o governo federal lançará no próximo dia 4 de julho em Brasília. O projeto, que visa promover uma mobilização e conscientização nacional sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais, é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e contou com importante participação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em sua elaboração.
O secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Ney Leprevost, representará o governador Ratinho Junior no evento, juntamente com o diretor do Departamento de Justiça da Sejuf, Felipe Hayashi (coordenador da Força-Tarefa Infância Segura) e a assessora técnica da Sejuf, Cineiva Campoli Tono, mestre em educação, doutora em Tecnologia e Sociedade e uma das mentoras do projeto de mobilização.
“As ferramentas tecnológicas digitais foram desenvolvidas para melhorar, facilitar e agilizar a vida dos ser humano, mas o uso inadequado ou excessivo pode causar inúmeros malefícios, problemas e até mesmo dependência, principalmente para crianças e adolescentes. É preciso despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso dessas ferramentas, e essa campanha surge em boa hora, justamente para isso”, explica o secretário Ney Leprevost.
O programa “Desafio Detox Digital” faz parte do Programa Reconecte do governo federal e visa alertar os brasileiros sobre os riscos subjacentes ao uso da tecnologia, oferecendo conhecimento científico para a população leiga a respeito dos limites e dos riscos envolvidos no manejo diário de smartphones, tablets computadores e outros aparelhos eletrônicos conectados a internet.
Lançamento no Paraná – No Estado, o Programa de Desintoxicação Digital de Crianças e Adolescentes faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro por diversos órgãos públicos e instituições da sociedade civil, e integrará a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaense. Além disso, contará com um braço legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai). O lançamento será dia 8 de julho, no Plenário da Assembleia Legislativa.
“O projeto visa a implementação de ações de caráter intersetorial e interdisciplinar para a garantia de direitos de proteção integral à criança e ao adolescente na Era Digital, mas também de jovens, adultos e idosos, no que se refere à saúde física e mental, à cognição, às relações sociais e à segurança”, conta Cineiva Tono. Os principais temas abordados serão o ciberbullying, selfitie, selfiefatal, nomofobia, tecnostress, aliciamento e pedofilia; celular e trânsito, pescoço de texto, dedo de gatilho, transtorno de jogo eletrônico, desafios perigosos na internet, dentre outros.
Multiplicadores – Além de seminários, palestras e campanha nas redes sociais, o projeto prevê a formação de multiplicadores junto aos 32 núcleos regionais de Educação da Seed-PR e de profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Segurança e Assistência Social de todo o Estado. “A ideia é que ocorra uma rápida disseminação de ações de conscientização nas mais de 2,1 mil escolas públicas do Paraná, integrando esforços de educadores, Patrulha Escolar, psicólogos, pediatras, assistentes sociais e operadores do direito da criança e do adolescente”, finaliza o coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi.
Confira a programação do lançamento em Brasília:
10h Mesa de Abertura – autoridades convidadas
Secretária Nacional da Família, Ângela Vidal Gandra da Silva Martins;
Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado do Paraná, Ney Leprevost;
Secretário-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Batista Pereira;
Governador do Distrito Federal, Ilbaneis Rocha;
Ministério da Justiça e Segurança Pública;
Ministério da Saúde;
Ministério da Cidadania;
Ministério de Ciência e Tecnologia;
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – Damares Regina Alves.
– Dependências tecnológicas: novas doenças do século 21? (Dr. Cristiano Nabuco, Coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
– Programa Reconecte: ações do Governo Federal (Daniel Celestino, Coordenador-Geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias da Secretaria Nacional da Família.)
12h10 Apresentações Artísticas
14h Tecnologia e os Desafios da Família
– Ciência da Persuasão: Como o Cérebro Adoece? Relação com os Games e novas tecnologias .(Dr. Rodrigo Menezes Machado, psiquiatra do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo)
– Como encontrar limite em um mundo sem limites? Relação entre trabalho e tecnologia. (Izabella Camargo, especialista em comunicação: jornalista, locutora, escritora e palestrante).
– Crianças e adolescentes vivendo no mundo digital (Dra. Evelyn Eisenstein (Diretora da Clínica de Adolescentes e do Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde. Coordenadora da Rede ESSE Mundo Digital)
15h45 Proteção Humana na Era Digital
– Presidente de Mesa: Chefe do Departamento de Justiça, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, do Governo do Estado do Paraná, Dr Felipe Eduardo Hideo Hayashi.
– Sexting, PornRevenge, Grooming, Pornografia e outros crimes cibernéticos. Dr. Flúvio Cardinele Oliveira. Delegado da Polícia Federal, Corregedor Regional da PF no Paraná (em execício).
– Qual o papel da escola na educação digital de crianças e adolescentes? Dra. Anna Lucia Spear King, (Psicóloga-Doutora em Saúde Mental /Profa da Pós-graduação do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
– Políticas Públicas de Proteção Humana na Era Digital: Dra. Cineiva Campoli Paulino Tono. (Doutora em Tecnologia e Sociedade, membro Fundador do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana. Assessora Técnica da Força Tarefa Infância Segura no Departamento de Justiça da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná)
17h – Declaração Final
Dra. Maria Cristina dos Santos (Advogada, Mestre em Planejamento e Governança Pública. Especialista em Direito Educacional. Especialista em Proteção Integral a Crianças e Adolescentes. Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia & Dignidade Humana)
Com informações da ANPr
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=23165
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.