Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
07 novembro 2019 916 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Destaque  ›  Detox Digital  ›  Londrina  ›  Notícias
O projeto Paraná Consciente foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (7), durante o 1º Seminário Interativo, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que tem como objetivo prevenir a violência contra a criança e a pessoa idosa.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas e dezenas de autoridades que interagiram com os palestrantes e nas redes sociais com sugestões, levantamento de polêmicas e sugestões e, especialmente, para discutir formas de atuação na prevenção.
O presidente da Criai, deputado Cobra Repórter, destacou que, nos últimos meses, ocorreram 11 mortes em Londrina e região. “Isso fez com que organizássemos este primeiro evento aqui, unindo todas as forças: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário para trabalharmos na prevenção, para que crimes, que na maior parte das vezes acontece dentro de casa, não mais aconteçam. Qualquer forma de violência contra a criança é inaceitável e a prevenção é a principal forma de combater”, afirmou.
A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes de Londrina (Nucria), Lívia Pini, ressaltou que, de 2015 para cá quando a delegacia foi implantada em Londrina, os crimes contra crianças e adolescentes dobraram. Em 2015, eram 400. Em 2018, chegaram a 400, sendo 60% deles de natureza sexual. “Muitos casos sequer chegam ao conhecimento das autoridades. O número de abusos sexuais é 30 vezes mais comum do que sugerem os registros oficiais. No Brasil, a cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas”, afirmou a delegada.
Um dos modos de prevenção apresentados é a cartilha “O caminho da Proteção”, que foi lançada pelo Nucria durante o evento. Elas serão distribuídas nas escolas municipais de Londrina para crianças de 4 a 10 anos após a capacitação dos professores.
A promotora Susana Lacerda, da 29ª Promotoria de Justiça de Londrina, cumprimentou o deputado Cobra Repórter pela iniciativa e coragem de trazer o evento para Londrina. Ela afirmou que é preciso mudar as atitudes. “Uma das questões é a falta de credibilidade quando a criança ou o adolescente quando relata alguma situação de abuso. Outro problema é falta de qualidade na coleta de provas, quando não se consegue fazer esta coleta adequada”, afirmou.
O docente da UEL e médico pediatra e hebiatra, Renato Mikio Moriya, relatou que a cada 10 casos, apenas um é percebido, notificado e a criança é protegida. Também reforçou os relatos anteriores de que, 80% dos abusadores de crianças é membro da família e mais: existe um complô pelo silêncio. “Só chegam aos médicos os casos graves. Há todo um relato sobre a identificação da violência contra a criança: marcas físicas, psicológicas, distúrbios de sono, apetite, agressividade, comportamento antissocial, são alguns exemplos”, relatou.
Já a doutora Tarcila Santos Teixeira, da Promotoria de Ações Penais de Curitiba, que veio a Londrina especialmente para o evento promovido pela Criai, fez uma contextualização história sobre a violência contra a criança. “Sequer conhecemos o problema, como vamos combater? Estamos nos tornando especialistas em tratar o fato depois de ocorrido, precisamos atuar na prevenção”, enfatizou.
O evento continua no período da tarde com o foco voltado para a violência contra a pessoa idosa.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=26183
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.