Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
25 novembro 2019 1.206 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
Projeto Escola Segura no Colegio Estadual Professora Marilze Da Luz Brand em Araucária. 16/09/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Um dos programas mais bem sucedidos do governo de Ratinho Junior será ampliado em 2020. É o Escola Segura. A lei já sancionada pelo governador visando o aumento no número de policiais militares inativos que poderão participar do programa, facilitando sua expansão. Hoje, o Escola Segura funciona em 77 colégios estaduais. No ano que vem deverão ser incluídas mais 150 unidades.
O deputado Cobra Repórter comemorou a medida já que, diariamente, recebe pedidos de escolas que querem ser incluídas no programa que reforça a segurança nos colégios estaduais, com a presença de policiais em dois turnos.
Segundo informações do governo, a queda de ocorrências, com acionamento da Patrulha Escolar, chegou a cair em até 70% em alguns carro. “Isto demonstra o verdadeiro sucesso do programa”, afirmou o deputado.
Para expandir o programa, o governador Carlos Massa Ratinho Junior modificou os critérios para enquadramento de veteranos no Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários – CMEIV. Agora poderão integrar o CMEIV o militar estadual que tenha sido transferido para a reserva remunerada com proventos integrais; compulsoriamente por ter atingido a idade limite; ou que tenha sido transferido para a reserva remunerada, com proventos proporcionais. Em todos os casos, o militar deverá atender os requisitos de comportamento e atuação estabelecidos pela corporação.
Muitos policiais tinham interesse em participar do programa, mas não se enquadravam nos critérios. Antes, eles tinham que cumprir no mínimo dois anos de reserva e o impedimento daqueles que iam para a reforma automaticamente.
De acordo com o governo do Estado, até o final do ano, a PM prevê a publicação de um edital de chamamento, já com base na nova lei, que vai oferecer as 48 vagas ainda não ocupadas das 200 autorizadas este ano pelo Governo. Hoje, 152 policiais militares da reserva atuam no Escola Segura nas cidades de Londrina (25 escolas), Foz do Iguaçu (12 escolas) e na Região Metropolitana de Curitiba (40 escolas).
Um edital com novas vagas deverá sair no início de 2020. O Escola Segura integra a Polícia Militar e as secretarias de Estado da Educação e do Esporte e da Segurança Pública. Criado neste ano para estreitar laços entre comunidade escolar e A PM, o programa prevê a presença física de policiais militares da reserva nas escolas em dois turnos, das 7h às 15h e das 15h às 23h, e também o suporte de unidades móveis e integração com o serviço de inteligência da área de segurança.
O programa também foi pensado para complementar as atividades preventivas já desempenhadas pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).
*Com informações e foto da ANPr
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=26877
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.