30 abril 2020 933 visualizações Arapongas  ›  Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Nova América da Colina  ›  Primeiro de Maio  ›  Rancho Alegre  ›  Santa Fé
Imagem ilustrativa
“Através de emendas minhas, Arapongas, Nova América da Colina, Rancho Alegre, Primeiro de Maio e Santa Fé, estão recebendo caminhões-pipa! Uma importante ferramenta para ajudar no combate a focos de incêndio, no abastecimento de água nas cidades que enfrentam a estiagem e contra a proliferação do coronavírus”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
A entrega foi na última semana pelo governador Ratinho Junior para estas e outras cidades do Paraná. O investimento por parte do Instituto Água e Terra (IAT), ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, é de pouco mais de R$ 6,2 milhões. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.
“O governador informou que, neste primeiro momento, os veículos ficarão concentrados na higienização de calçadas e ruas próximas aos hospitais como forma de ajudar a enfrentar a circulação do novo coronavírus”, explicou o deputado Cobra Repórter. Os caminhões-pipa serão também peça importante para minimizar os efeitos da estiagem no Estado já que possibilita a distribuição de água potável à população mais carente.
O Paraná vive a pior estiagem desde que o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) começou a monitorar as condições do tempo, em 1997. A baixa precipitação já dura dez meses. Levantamento do órgão apontou que nove das maiores cidades paranaenses, de quase todas as regiões do Estado, tiveram chuvas bem abaixo da média histórica entre junho de 2019 e março de 2020.
Houve uma redução média na precipitação de 33% no conjunto de municípios formado por Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais), Guarapuava (Centro), Maringá (Noroeste), Londrina (Norte), Foz do Iguaçu (Oeste), Cascavel (Oeste), Guaratuba (Litoral) e Umuarama (Noroeste). Além disso, os caminhões-pipa contribuem com a proteção ambiental em situações críticas, como este período de poucas chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio aumentam nesta época do ano, entre o outono e o inverno.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29149
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.