Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
29 maio 2020 707 visualizações Abastecimento  ›  Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná
Na última quarta-feira (27), o Governo do Estado realizou uma coletiva de imprensa com representantes da secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar, Copel e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) para apresentar um balanço da situação hídrica do Paraná e novas ações para enfrentamento do período de estiagem.
O secretário estadual Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, começou alertando que a crise hídrica no Paraná é séria e pode se agravar ainda mais com a falta de água para consumo humano, animal e para a agricultura. “A situação é gravíssima e temos que repassar essa informação à população. Em momento de pandemia, pode parecer um assunto distante, porque não faltou água ainda em algumas torneiras de famílias paranaenses, mas esse problema é muito sério”, destacou o secretário.
Márcio Nunes lembrou ainda que estamos entrando em meses que habitualmente chove menos no Paraná e as chuvas volumosas e constantes devem retornar somente em setembro, sendo possível a recuperação dos mananciais somente nesta época. “O Rio Iguaçu, por exemplo, em 90 anos nunca esteve com um volume tão baixo e o Rio Tibagi está com o nível mais baixo dos últimos 41 anos”, frisou o secretário.
“É a hora da sociedade estar do nosso lado e usar a água de forma racional. Precisamos da consciência de todos para evitar o desperdício”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
Na coletiva, foram detalhadas as ações que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado a curto, médio e longo prazo para enfrentar a estiagem que já afetou os volumes dos reservatórios e nível dos poços no Paraná. O Instituto Mar e Terra destacou algumas ações emergenciais, tais como a transposição de bacias, de canais, licenças para se usar água, gestão da drenagem urbana, entre outras. O IAT também entregou caminhões-pipa a 20 municípios paranaenses para serem utilizados no abastecimento de água, combate a incêndios e, principalmente, para higienização de calçadas e ruas próximas a hospitais.
Vale lembrar que o agravamento da estiagem no Paraná fez o Governo do Estado decretar situação de emergência hídrica por 180 dias. O decreto foi assinado pelo governador Ratinho Junior e publicado no Diário Oficial no início do mês. A medida busca agilizar processos e evitar que a população possa ficar sem água por um longo período. De acordo com o Simepar, o déficit de chuvas atingiu o Estado de forma generalizada em abril, variando entre 30% a 90% dependendo da região.
Caberá tanto ao Instituto Água e Terra quanto à Polícia Militar fiscalizar o cumprimento das medidas e, se necessário, aplicarem as penalidades cabíveis. “Infelizmente o Paraná vem enfrentando, junto com a pandemia do novo coronavírus, a estiagem. E para amenizarmos essa situação e dar celeridade às necessidades para esse enfrentamento foi editado esse decreto. A intenção é amparar a população paranaense da melhor forma possível”, afirmou o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
O Simepar, em parceria com o Instituto Água e Terra, é o responsável pelo acompanhamento em tempo real das condições das bacias hidrográficas paranaenses durante o estado de emergência hídrica decretado no Paraná, com duração prevista até novembro.
O Paraná tem aproximadamente 200 bacias de mananciais. Os efeitos da estiagem variam de acordo com o perfil e as condições de cada bacia, influenciadas por outros fatores além da chuva, tais como evapotranspiração, volume e concentração temporal de precipitação, matriz, uso e conservação do solo. Estão sendo afetadas tanto as grandes bacias, que geram energia elétrica, quanto as pequenas, nas quais é feita a captação de água para abastecimento público.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29596
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.