22 fevereiro 2021 643 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
O delegado geral da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Silvio Jacob Rockembach, concedeu uma entrevista coletiva, no domingo (21), no Departamento da PCPR, e falou sobre as ações que serão adotadas em razão do cancelamento do concurso público destinado às vagas de investigador, papiloscopista e delegado de polícia. A prova, que seria realizada domingo, foi cancelada de forma unilateral pelo Núcleo de Concursos da UFPR, poucas horas antes do início do concurso.
O delegado geral informou que o Governo do Estado do Paraná buscará reparação dos danos causados e responsabilização dos responsáveis pela suspensão do processo seletivo para delegados, investigadores e papiloscopistas. O Governo deve entrar com processo administrativo por quebra de contrato contra o NC-UFPR. Além de indenização no limite da Lei Federal 8.666/93, o processo poderá acarretar também o impedimento do núcleo de contratar com o Governo do Estado do Paraná por dois anos.
O governador Ratinho Junior afirmou em suas redes sociais que essa é uma situação inaceitável. “Concursandos de todo o País se deslocaram para Curitiba e região para realizar o concurso. Não compactuamos com esse desrespeito”, escreveu.
O delegado-geral reforçou que a decisão do NC-UFPR foi unilateral e surpreendeu a Polícia Civil. “Ficamos sabendo da suspensão junto com toda a sociedade, a partir do comunicado publicado pela UFPR. Mantivemos contato constante, desde novembro, e a resposta sempre era de que tudo corria dentro do planejado para a realização do concurso”, salientou. Ele garantiu que o concurso será realizado em nova data, ainda que seja preciso contratar outra banca. “Temos a necessidade de contratação de pessoal para a Polícia Civil e esse concurso será realizado assim que possível”, disse.
O vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), repudiou a suspensão do concurso da Polícia Civil do Paraná já no domingo (logo que ficou sabendo da notícia) através de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná. Lá, também solicitou que o Governo do Estado, por intermédio da Procuradoria Geral, tome as devidas providências para que o Núcleo de Concursos da UFPR promova o ressarcimento das despesas e danos causados aos candidatos.
Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, cláusulas do contrato foram quebradas pelo Núcleo de Concursos da UFPR, e o Estado buscará reparação. “Solicitamos à PCPR todas as informações para que, em conjunto com a instituição, a CGE possa adotar todas as medidas cabíveis de responsabilização por este ato desleal e desrespeitoso com todos os candidatos que prestariam essa prova”, disse.
A Universidade Federal do Paraná publicou, na manhã desta segunda-feira (22), uma nota sobre a decisão de suspender a realização do concurso público para a Polícia Civil, menos de duas horas para o início para as provas.
Segundo a nota, “deparou-se com problemas de logística inesperados e insuperáveis no que toca a alguns itens de segurança imprescindíveis, como, por exemplo, no recebimento dos termômetros para medição de temperatura dos candidatos na entrada dos locais de prova que foram exigidos pelo Ministério Público e Defensoria Pública da União e do Estado. Além disso, às vésperas das provas, ocorreram problemas relativos à desistência de cessão de espaços de vários locais (sobretudo de escolas) que, segundo a direção do Núcleo de Concursos/UFPR, inicialmente haviam se comprometido em servir para a aplicação das provas do concurso, bem como de alocação de pessoal, o que acarretou tanto um problema logístico insuperável de realocação de candidatos e de provas, quanto também de segurança e de igualdade de condições de concorrência entre todos os candidatos”.
Leia a nota na íntegra: http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/Home
Com informações da Agência Estadual de Notícias
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=32929
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.