VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 - Paraná avança na vacinação de pessoas acima de 60 anos e profissionais da segurança - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 – Paraná avança na vacinação de pessoas acima de 60 anos e profissionais da segurança

29 abril 2021       533 visualizações        ›   ›   ›        

A imunização de pessoas a partir de 60 anos prossegue no Paraná com 309,2 mil novas doses de vacinas contra o coronavírus enviadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná na manhã desta quinta-feira (29). O 15º lote é composto por 303.000 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, e 6.200 doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac.
As doses chegaram ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, por volta das 10h05 da manhã, e foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Dali, os imunizantes serão distribuídos a partir das 8h da desta sexta-feira (29) às 22 Regionais de saúde do Estado.
Além da Coronavac e Covishield, as vacinas fabricadas pela farmacêutica norte-americana Pfizer devem integrar o esquema de vacinação do Paraná a partir da próxima semana. Um primeiro lote de um milhão de doses do imunizante está previsto para chegar ao Brasil na sexta-feira (30). O acordo de compra da fabricante com o Governo Federal prevê a entrega de um total de 100 milhões de vacinas ao país.
“Nesta primeira carga, possivelmente a orientação do Ministério da Saúde será de concentrar as vacinas nas capitais. O Ministério vai descentralizar metade das doses deste primeiro lote para guardá-las para a segunda dose. Nosso cálculo é receber de 4% a 5% do quantitativo distribuído. Se esse quantitativo for de 500 mil doses, devemos receber de 20 a 25 mil doses da Pfizer destinadas para uso em Curitiba”, explicou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
A vacina da Pfizer também requer duas doses para garantir a imunização completa, que devem ser aplicadas em um intervalo de 21 dias. Ao contrário das vacinas do Instituto Butantan e Fiocruz, este imunizante demanda um armazenamento a -70°C, o que requer freezers específicos. O Estado tem disponíveis sete freezers com essa capacidade, que podem armazenar as vacinas por até seis meses, e prevê a entrega de outros seis equipamentos por parte do Ministério da Saúde. Também já estão disponíveis outros dois congeladores com capacidade de -20°C, onde as doses podem ser armazenadas por até duas semanas.
“O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, informou que o Governo do Estado está preparado para mais esta força-tarefa! As doses da Pfizer representam mais uma nova alternativa de imunização para vencermos essa terrível doença, que é a Covid-19”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=33952

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.