15 junho 2021 832 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Causa Animal  ›  Norte do Paraná  ›  Notícias
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, anunciou que, nos próximos meses, será dado o início da primeira etapa das castrações de cães e gatos em cidades do Norte do Estado. A informação foi repassada ao deputado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.
“Tenho buscado recursos, junto ao Governo do Estado, para que o Paraná tenha o maior programa de castração de animais abandonados do Brasil! As ações sofreram um atraso por conta da pandemia do novo coronavírus, mas, em breve, serão iniciadas. Devido a este período difícil de pandemia e de distanciamento social, muitos cães, gatos e outros animais domésticos foram abandonados por falta de condições financeiras de famílias que estão sofrendo pelos efeitos do coronavírus. Esses animais estão sujeitos a muitas doenças. Se a gente tem um animal castrado, a tendência é diminuir a população de rua e reduzir a incidência de zoonoses consequentemente”, disse o deputado Cobra Repórter.
Veja a relação das primeiras cidades: Arapongas (12 a 15 de setembro), Centenário do Sul (03 e 04 de outubro), Nova América da Colina (19 e 20 de outubro), Prado Ferreira (30 de setembro e 01 de outubro) e Curiúva (11 e 12 de novembro).
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet) é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro municipal.
Vale destacar que Cobra Repórter é autor da Lei Estadual nº 19.472/2018 que instituiu o Julho Dourado. O objetivo é realizar ações e motivar a população para que reflita sobre o bem-estar dos animais de rua e animais domésticos de estimação (pets) e a importância da prevenção de zoonoses.
CASTRAPET – O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, iniciativa do Governo do Estado, é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras.
As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal. O objetivo do CastraPet é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outro fatores relacionados.
Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais R$ 2,5 milhões de investimentos estão previstos para o segundo ciclo do programa.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=34825
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.