Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
02 agosto 2021 413 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Londrina  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde
“Um grande avanço. Estamos trabalhando para que esta proposta se torne lei em todo o Paraná. O nosso projeto de lei 429/2019, visa instituir a Política de Estado de Instrução Pública para Prevenção e Combate ao Engasgo, que tem como objetivo promover instrução pública sobre prevenção e combate ao engasgo, capacitar estabelecimentos que oferecem ou comercializam alimentos para o consumo imediato”.
A afirmação é do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do governo, que é autor do projeto que está em tramitação na Assembleia Legislativa. Ele parabeniza a administração de Londrina pela iniciativa de colocar em vigor a lei que determina que os estabelecimentos que comercializam alimentos tenham cartazes ilustrativos sobre a Manobra de Heimlich.
A Manobra de Heimlich é uma medida de primeiros socorros para ser aplicada nos casos de engasgo, seja por alimentos sólidos, bebidas ou outros objetos. Ela permite a liberação das vias aéreas, evitando a perda da consciência e até mesmo mortes por asfixia. Os estabelecimentos deverão afixar em locais visíveis cartazes com uma ilustração passo a passo do método, em adultos e bebês; o telefone do SAMU e SIATE.
De acordo com a médica Larissa Fernanda Rizzardi, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Manobra de Heimlich tem como objetivo eliminar o que está impedindo a pessoa de respirar. “Essa manobra é muito importante por ser rápida e de grande eficácia. Além disso, é facilmente aplicável e pode salvar vidas”, disse.
O engasgo é uma ocorrência comum, mas são as crianças o público com maior número de óbitos registrado, principalmente menores de um ano, por não terem controle adequado da deglutição. Em adultos e idosos, é mais associado a pessoas com doenças ou síndromes com comprometimento neuromuscular.
Só em 2021, a Regional Norte Londrina do SAMU registrou 185 atendimentos de obstrução de vias, engasgo ou aspiração. Deste total, três ocorreram em bebês menores de um ano e 37 em crianças de um a cinco anos.
Com informações da Prefeitura Municipal. Foto: Emerson Dias / NCom
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35453
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.