Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
09 agosto 2021 753 visualizações Abastecimento  ›  Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná
FOTO: Andre Thiago/SANEPAR
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) aponta para chuvas abaixo da média do restante do inverno até a primavera. Também há uma pequena possibilidade de ressurgência do fenômeno La Niña entre os meses de novembro e janeiro. Causado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, a La Niña está associada a chuvas irregulares e abaixo da média no Sul do Brasil.
“Com a permanência da estiagem em todas as regiões paranaenses, o Governo do Estado resolveu estender para todo o Paraná a situação de emergência hídrica, que até então era válida apenas para a região metropolitana de Curitiba e o sudoeste. O novo decreto (8.299/2021) foi assinado na última quinta-feira (05) pelo governador Ratinho Junior e é válido por 90 dias”, lembrou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
É o terceiro decreto adotado pelo Governo Estadual desde o ano passado, com o objetivo minimizar os impactos da falta de chuvas e garantir as condições mínimas de abastecimento da população. O documento autoriza as empresas de saneamento a adotarem medidas que garantam o abastecimento público – como os rodízios de água – priorizando o uso dos recursos hídricos para esse fim.
A Sanepar divulgou, por exemplo, uma tabela de rodízio no fornecimento de água em Curitiba e região metropolitana mais rígida: uma nova programação de suspensão por até 36 horas, que passa a vigorar a partir de quarta-feira (11) – até 22 de agosto.
A estiagem severa que atinge o Paraná, o clima seco característico do inverno e a vegetação ressecada por causa das geadas também acendem um alerta no Estado para a ocorrência de incêndios florestais, com risco muito alto em todas as regiões. Somente no último fim de semana, o Corpo de Bombeiros do Paraná registrou 268 ocorrências do tipo no Estado.
Em julho, foram 1.505 focos de queimadas, 125% a mais que no mesmo mês do ano passado, quando 669 ocorrências foram confirmadas. Os focos mais do que dobraram nos primeiros dias de agosto, com 674 registros entre os dias 1º e 8 de agosto, contra 329 no mesmo período de 2020.
A orientação do Corpo de Bombeiros é que o cidadão contate imediatamente a Central de Operações, via 193, caso presencie alguma situação de incêndio ambiental. Os cuidados nesta época devem ser redobrados porque o fogo descontrolado pode se alastrar rapidamente, causando danos irreversíveis à fauna e à flora.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=35549
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.