Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
27 outubro 2023 1.119 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Educação  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde  ›  Segurança
A secretaria estadual da Educação vai implantar o projeto que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado nas escolas da rede estadual de ensino. Formalizado nesta semana, em reunião entre o vice-governador Darci Piana e o secretário da Educação, Roni Miranda, o projeto denominado ‘Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica’, prevê contratar mais 203 psicólogos e 100 assistentes sociais para acompanhamento de alunos e professores.
“Em 2019, após os ataques nas escolas de Realengo e Suzano e diversas ameaças em outras instituições de ensino, inclusive em Rolândia, apresentei na Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Paraná garantindo o atendimento psicológico individual ou coletivo, aos alunos e professores da rede pública de ensino. Agora o Governo do Estado acata a sugestão e vai implementar o atendimento psicológico e assistencial nas escolas”, destaca o deputado estadual Cobra Repórter (PSD). (Clique aqui e leia mais: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22104 )
O edital para a seleção dos profissionais interessados em participar da iniciativa já está aberto.
O projeto atenderá todo o Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que ficarão responsáveis pela distribuição dos profissionais de acordo com a demanda das escolas. Já a habilitação, que permitirá aos selecionados realizarem os atendimentos especializados nas escolas, será ministrada por professores de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através de curso intensivo.
Viabilizado mediante convênio entre a Secretaria da Educação com a UEL, o programa também conta com apoio da Paraná Educação e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
“Vivemos um momento onde a influência digital e o acesso a todo tipo de informação é praticamente livre e conteúdos, inclusive, violentos. Além disso, a relação familiar mudou muito, com os pais trabalhando e pouco controle sobre o que os filhos acessam. Aliado a isso os professores ficam com a maior responsabilidade de manter o controle destes alunos, gerando conflitos e um intenso desgaste emocional. Por isso, defendemos o atendimento psicológico anual para alunos e professores. Esta assistência é fundamental no processo educacional, tanto no que se refere à melhoria da relação ensino-aprendizagem, quanto na resolução de conflitos no ambiente escolar”, defendeu o deputado.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=44468
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.