Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
01 abril 2025 222 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Transporte
Imagem ilustrativa
Garantir mais segurança, qualidade nos serviços e respeito às normas trabalhistas. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 135/2025, apresentado pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que estabelece diretrizes para a contratação de empresas prestadoras de serviços de transporte escolar no Paraná.
O transporte escolar é essencial para garantir o acesso à educação, especialmente para crianças e adolescentes que residem em áreas rurais e periféricas. No entanto, irregularidades nesse serviço têm gerado riscos graves, como o uso de veículos sem vistoria regular e motoristas sem a qualificação necessária. Para solucionar esses problemas, o projeto propõe regras mais rígidas para a seleção e fiscalização das empresas contratadas.
Os principais pontos do projeto tratam sobre a regularidade fiscal e trabalhista das empresas prestadoras do serviço; a capacidade técnica comprovada para operar o transporte escolar; veículos em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e normas do CONTRAN; contratação de motoristas devidamente habilitados e capacitados com curso específico e a observância de convenções coletivas e direitos trabalhistas da categoria.
O projeto também estabelece que o serviço de transporte escolar deverá seguir padrões rigorosos de segurança e qualidade, incluindo vistorias periódicas obrigatórias, identificação visual dos veículos e autorização de circulação emitida pelos órgãos competentes.
A proposta atende a um pedido da FETROPAR (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná) e sindicatos filiados, que alertaram para a frequente desconsideração dos direitos trabalhistas e dos acordos coletivos da categoria em licitações. Isso compromete a qualidade do serviço e coloca em risco a segurança dos estudantes.
“Nosso objetivo é garantir que as empresas cumpram as normas e que as crianças tenham um transporte seguro e de qualidade. Não podemos permitir que irregularidades continuem colocando vidas em risco”, destaca o deputado Cobra Repórter.
O projeto também prevê sanções para empresas que descumprirem as regras, como advertências, multas, suspensão de licitações e impedimento de contratação com o Poder Público.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=48013
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.