Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
01 agosto 2024 997 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Meio ambiente  ›  Notícias  ›  Paraná
Imagem: Freepik
No Paraná, iniciamos, neste dia 1º, o Agosto Cinza, uma lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD). Sancionada pelo governador Ratinho Junior em abril de 2022, a lei 21.013 tem a finalidade de promover um mês dedicado à reflexão e à promoção de eventos sobre prevenção e combate aos incêndios.
De acordo com os registros do Corpo de Bombeiros, o terceiro trimestre é o período em que mais se concentram os incêndios no Paraná: mais da metade das situações de incêndio ambiental ocorrem nos meses de julho, agosto e setembro, pois a umidade baixa e o tempo seco aumentam o risco.
E a incidência dos incêndios florestais no Paraná é uma grande preocupação apontada pelo Corpo de Bombeiros. Um relatório dos seis primeiros meses de 2024 mostra que o estado registrou 5.904 incêndios em vegetação. Em 2023, foram 2.673, ou seja, um aumento de 133%.
Em 2024, há ainda um fator extra: o La Niña, fenômeno que deixa o clima mais seco, propiciando o aparecimento de focos de calor e, consequentemente, incêndios. As últimas projeções indicam que ele ocorrerá, desta vez, nos meses de agosto, setembro e outubro.
“O nome Agosto Cinza foi escolhido de forma simbólica, ressaltando a cor característica da fumaça e das chamas que tanto marcam essas situações de emergência. A lei surgiu como uma iniciativa crucial para conscientizar a população sobre a prevenção de incêndios florestais e também evitar tragédias como a ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013, além dos acidentes domésticos que infelizmente ainda levam centenas de pessoas para as alas de queimados dos hospitais todos os anos. A conscientização e a prevenção são peças-chave para reduzir os índices alarmantes de incêndios no Paraná. Através do Agosto Cinza, busca-se fortalecer a cultura de segurança contra incêndios, envolvendo a sociedade civil, instituições, empresas e poder público”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Um dos principais entusiastas da lei é o presidente da Associação Focolondrina e diretor de Prevenção e Combate a Incêndios da Associação Nacional de Proteção das Associações e Cooperativas do Brasil, Celso Melchiades. Há uma década, ele e as associações sob sua coordenação vêm trabalhando incansavelmente pela implementação de políticas públicas de prevenção de incêndios no Paraná. Essa união de esforços resultou na proposta da lei que criou o Agosto Cinza, tornando-se uma importante aliada na luta contra os incêndios no estado.
“Com ações pontuais e uma maior conscientização, espera-se que o Agosto Cinza se torne uma eficaz ferramenta de prevenção e combate a incêndios, contribuindo para que famílias, comunidades e estabelecimentos estejam mais protegidos e preparados diante de situações de emergência”, afirmou o deputado Cobra Repórter.
Em caso de um incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado, imediatamente, através do telefone 193.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=46764
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.