Você esta em: Início » Comissões Parlamentares »
08 fevereiro 2017 1.862 visualizações Comissões Parlamentares  ›  Notícias
O deputado estadual Cobra Repórter participou nesta terça (7) da primeira reunião como titular da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e também da primeira reunião do ano legislativo da Comissão que analisou e aprovou as proposições de veto parcial ou total apresentadas pelo governador Beto Richa (PSDB) a três projetos de origem parlamentar e um projeto do próprio Poder Executivo, o projeto de lei nº 463/2016, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2017 (Orçamento). Neste caso, o veto parcial incide sobre as disposições do § 2º do artigo 3º e do orçamento do Ministério Público do Estado do Paraná, apresentado no Anexo III do texto.
A proposta de veto parcial nº 1/2017, que afeta o projeto de lei nº 873/2015, assinado pelos deputados Schiavinato (PP), Rasca Rodrigues (PV), Fernando Scanavaca (PDT), Marcio Nunes (PSD), Marcio Pacheco (PPL), Guto Silva e Cristina Silvestri (PPS), estabelecendo a moratória de dez anos para o licenciamento de exploração do gás de xisto pelo método de fraturamento hidráulico (Fracking). O veto recebeu parecer favorável e foi aprovado, nos termos de recomendação da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, como forma de estender a moratória também às pesquisas voltadas para esse tipo de exploração do gás de xisto, reconhecidamente poluente. Ou seja, fica proibida a exploração e a pesquisa pelo método fracking.
Foram aprovadas ainda as proposições de veto nº 3/2017 e 4/2017. A primeira, sobre o projeto de lei nº 702/2015, de autoria do deputado Péricles de Mello (PT), institui a Semana do Hip Hop, a ser comemorada anualmente na semana do dia 11 de novembro. Aqui o Governo pretende excluir o art. 3º, considerado inconstitucional porque, ao determinar que “os eventos, competições e outras festividades de que trata o caput do projeto deverão contar com a participação de instituições públicas e entidades da sociedade civil”, estabeleceria uma obrigação para o Estado, ofendendo assim o artigo 66, inciso IV, da Constituição Estadual.
Frisando, entre vários outros argumentos, que “as instituições de ensino atendem ao que determina a legislação vigente quanto à realização de concurso público e vestibular” e que a “imposição da proposta de que as instituições não ofertem cursos de qualquer natureza aos sábados fere o principio da autonomia dessas instituições”, o governador propôs também o veto total ao projeto de lei nº 643/2015, de autoria do deputado licenciado Artagão Júnior (PSB), que promove alterações na Lei nº 11.662/1997, tornando obrigatória aos estabelecimentos de ensino das redes pública e particular de 1º, 2º e 3º graus, a abonação de faltas de alunos motivadas por princípio de consciência religiosa, e na Lei nº 16.653/2010, estabelecendo que as provas e demais avaliações, atividades referentes a concursos públicos e vestibulares, em qualquer de suas fases, não se realizem aos sábados.
Com relação ao veto parcial aposto ao projeto de lei 463/2016, o Governo alega que a pretendida supressão das receitas desvinculadas pela Emenda Constitucional nº 93/2016 da base de cálculo dos Poderes “implicaria flagrante inconstitucionalidade, tendo em vista que a vinculação de receita estabelecida pela Constituição Estadual e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017 passaria a incidir sobre recursos que foram desvinculados pela própria Constituição Federal”. Quanto ao inciso II do § 2º, que solicita a unificação das fontes, argumenta que ela “caracteriza, em verdade, emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual sem a indicação de recursos provenientes da anulação de despesas, medida que afronta, a um só tempo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Constituição Federal”, além de provocar “grave desequilíbrio entre as receitas e despesas no orçamento estadual como um todo”.
Com informações da Alep
Foto: Pedro de Oliveira/Alep
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=5622
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.