Você esta em: Início » Atuação Por Cidade » Paraná »
24 maio 2019 772 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Transporte
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) se reuniu com o diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Paraná, coronel Cesar Vinícius Kogut, para discutir investimentos na sinalização viária de municípios do norte do estado. O encontro foi nesta terça-feira (21), no gabinete do deputado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“Temos recebido inúmeras reclamações de prefeitos e vereadores de cidades do interior reclamando da falta de sinalização. Na conversa que tive com o Diretor do Detran, estou pleiteando a pintura da malha viária e instalação de placas para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, explicou o deputado Cobra Repórter.
A placa Mercosul também foi outro assunto entre eles. “A placa Mercosul está causando muitas dúvidas entre os motoristas desde o início de sua implantação. Estamos articulando sobre isso e o diretor do Detran-PR garantiu que decisões podem ser tomadas em nível federal nos próximos dias. Vamos aguardar”, disse o deputado.
Para atender a Resolução 729, o Detran-PR publicou a portaria 074/2018 que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado. A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul, tem também um código único com todos os dados de confecção da placa como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.
O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, mas não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.
Confira em quais situações é necessária a adesão ao novo modelo: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro Estado; troca de categorias; outros processos que necessitem a substituição de placas.
Segundo o Contran, não há obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação, ou seja, um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município. Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran-PR para efetuar o emplacamento.
Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=22748
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.