Você esta em: Início » Notícias » Assistência Social »
15 fevereiro 2019 559 visualizações Assistência Social  ›  Direitos  ›  Notícias
O respeito é algo que precisa existir! E, quando nos referimos aos idosos, essa atenção precisa ser redobrada e muita gente, hoje, não tem o costume de respeitá-los como merecem. É bom ressaltar que a violência contra a pessoa idosa não se manifesta apenas em agressões físicas, mas, também, na violência psicológica, negligência, discriminação e abandono.
“Vamos atuar na defesa dos direitos dos idosos neste meu mandato! Vamos promover a integração com órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados em favor da inserção da pessoa idosa na vida socioeconômica, política e cultural do nosso Paraná. Queremos garantir uma vida digna e de respeito à terceira idade”, garantiu o deputado Cobra Repórter.
De acordo com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, pessoas com mais de 60 anos são 23,5 milhões dos brasileiros. Essa população representa mais que o dobro registrado no início da década de 1990 e que, dentro de um quarto de século, o Brasil deverá ter a 6ª maior população do mundo de cidadãos com mais de 60 anos. Com o Estado do Paraná, não é diferente! O último Censo do IBGE (2010) indica que o Estado tem 1.316.554 de habitantes com mais de 60 anos, representando 11,2% da população paranaense total.
E esse processo de envelhecimento acelerado nos obriga a criar políticas públicas de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa. Temos, por exemplo, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que reafirma a necessidade da construção de políticas intersetoriais que contemplem as necessidades da pessoa idosa e provam seu bem estar.
Em nível Paraná, existe a Política Estadual dos Direitos do Idoso, criada por meio da Lei 11863/1997. Ela tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos criando condições para sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Um serviço importante é o “Disque Idoso Paraná”. Trata-se de um serviço telefônico com alcance em todo o território paranaense para informações, orientações, denúncias, sugestões e elogios. As ligações gratuitas e sigilosas (Disque Idoso Paraná – 0800- 41- 0001).
“Apesar de tudo, estamos deixando de fiscalizar o que de fato vem ocorrendo com os idosos. Isso não pode acontecer! É lamentável, mas os maus tratos com os mais velhos ainda persistem. Vamos lutar contra isso“, disse o deputado Cobra Repórter.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=21108
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.