22 outubro 2015 695 visualizações Esporte  ›  Notícias
Foto: Alep
A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa debateu e aprovou nesta quarta (21), pareceres favoráveis a dois projetos de lei: o nº 539/2015, de autoria do deputado Ney Leprevost (PSD), que reconhece o Futsac (Futebol de Saco) como modalidade esportiva oficialmente criada no Paraná e o de nº 357/2015, de autoria do deputado Felipe Francischini (SD), que institui o Dia e a Semana Estadual de Fomento ao Surf no Paraná. Os projetos foram analisados durante reunião da Comissão que contou com representantes das duas modalidades.
Para o deputado Cobra Repórter, que é integrante da Comissão de Esportes, qualquer projeto ou ação que estimule o desenvolvimento de atividades esportivas é válido. “Reconhecer atividades esportivas novas ou valorizar as existentes, criando calendários específicos para elas é muito importe para valorizar as modalidades”, destacou.
A instituição do dia 21 de dezembro como Dia Estadual do Surf e a criação da Semana Estadual de Fomento ao Surf vão ajudar os atletas, que poderão ter mais divulgação e acesso às leis de incentivo ao esporte. “Com a aprovação da Lei nós vamos poder debater assuntos como a Bolsa Atleta e regulamentar parcerias com a Paraná Esportes e com a Secretaria Estadual de Esportes. A nossa ideia é unir todos em torno de um esporte que só tem crescido no mundo todo, e a partir do momento que estamos nos reunindo para debater o assunto, todos saem ganhando”, afirmou Alex Lima, surfista profissional e divulgador do projeto
Já o Futsac, primeiro esporte oficialmente criado em Curitiba e por um paranaense, possui já uma organização e um grande número de atletas praticantes, principalmente de quadras que já existem no Paraná, por isso a importância da sua divulgação.
“Hoje nós já temos alguns projetos em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, onde estamos realizando a capacitação de professores pelo interior do estado. Já temos quadras construídas em escolas a um custo muito baixo e estamos para implantar o Futsac como conteúdo programático nas escolas municipais e estaduais de todo o Paraná. A partir do momento em que o Futsac se tornar oficialmente um esporte, nós teremos acesso a uma série de programas do Ministério dos Esportes e mais facilidade para fomentar patrocínios”, declarou Marcos Ofenbock.
O que é Futsac?
A modalidade nasceu a partir de adaptações das regras do futebol e também do futevôlei, sem utilizar as mãos, apenas os pés e a cabeça para dominar a bolinha. O jogo acontece num espaço com traçado semelhante ao das quadras de tênis e a bola é feita de plástico reciclado, com uma capa de crochê. O objetivo é derrubar a bolinha no campo do adversário. Marcos Juliano começou a pensar no esporte em 1998, durante intercâmbio que fez na Austrália. Em 2002 surgiu o Futsac e a partir da criação, o esporte teve adaptações. Apenas em 2007 aconteceu o primeiro campeonato de Futsac em Curitiba. Em 2008 foi reconhecido como esporte pela Prefeitura de Curitiba e no mesmo ano aconteceu o primeiro campeonato nacional da modalidade, reunindo atletas do Paraná e de Santa Catarina. Com a realização do campeonato, as primeiras federações estaduais do esporte foram criadas.
Em Curitiba, a prática ganhou incentivo quando em 2010 foram inauguradas as primeiras quadras públicas no Parque Bariguí. Além da parte esportiva, o Futsac também tem função social e ambiental. As bolinhas são confeccionadas em crochê e recheadas com plástico granulado. Uma associação de crocheteiras, composta em sua maioria por senhoras, foi criada para a confecção das bolinhas. O trabalho oferece fonte de renda e capacita para o mercado de trabalho. No dia 13 de agosto de 2015 o Futsac foi oficialmente inserido na lista de modalidades esportivas brasileiras.
Participaram da reunião, além do presidente da Comissão, Bernardo Ribas Carli, os deputados Pastor Edson Praczyk (PRB), Cobra Repórter (PSC) e Tercílio Turini (PPS).
Com informações e foto da Alep
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=1962
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.