05 abril 2021 573 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Destaque  ›  Direitos  ›  Notícias  ›  Paraná
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) deu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) nº 96/2021 de autoria do Poder Executivo que prevê a instituição do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) durante reunião ordinária digital (remota) realizada na tarde desta segunda-feira (05).
A reunião foi presidida pela vice-presidente da Criai, deputada estadual Mara Lima (PSC). O relator foi o deputado estadual subtenente Everton (PSL) que deu parecer favorável ao projeto. Estiveram presentes na reunião também os deputados Gugu Bueno (PL), Luciana Rafagnin (PT) e Marcio Pacheco (PDT).
O presidente da Comissão, deputado estadual Cobra Repórter (PSD), ressalta que esse PL garante o lugar da criança nas políticas públicas em todo o ciclo orçamentário. “Esta é uma reivindicação minha, há muito venho lutando para inserir nos Orçamentos as indicações e sugestões do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. É consenso entre o poder público e organizações da sociedade civil que investir na infância não é somente uma obrigação constitucional, mas uma necessidade iminente. Com a aprovação desse projeto, a alocação desse orçamento por parte da administração pública segue as diretrizes dos Conselhos de Direitos e seus planos decenais. Esse PL de autoria do Executivo é mais uma das ações que pretende fortalecer o trabalho que vem sendo realizado na garantia dos direitos de nossas crianças e transparência na gestão dos recursos públicos”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Também participaram da reunião a chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ângela Mendonça, e representando o Ministério Público do Paraná, as promotoras Danielle Tuotto e Luciana Linero.
Ângela Mendonça destacou que o Orçamento Criança e Adolescente é um dos grandes sonhos de quem trabalha na área da infância. “Nossa gratidão à Criai que sempre esteve conosco nesse debate. Hoje, sem dúvida, é um dia de festa para a área da infância no Paraná”, comemorou ela.
ORÇAMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE – O projeto estabelece como Orçamento Criança e Adolescente a soma dos gastos orçamentários destinados às ações e aos programas direcionados para o público infanto-juvenil. Ele visa garantir a efetivação do exercício pleno dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes no orçamento público estadual favorecendo a eficiência, transparência, fiscalização e controle da gestão fiscal.
De acordo com o PL, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR) ficará incumbido de divulgar e informar aos órgãos envolvidos na Política Estadual para que considerem em seus planejamentos as prioridades indicadas. Segundo o Governo do Estado, programas e ações para a proteção à infância e adolescência receberam R$ 184 milhões em 2020, principalmente, para combater os efeitos da pandemia.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=33496
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.