Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
25 agosto 2023 694 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Cultura  ›  Londrina  ›  Notícias
Na noite desta quinta-feira (24), o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve ao lado do governador Ratinho Junior, do vice-governador, Darci Piana e autoridades locais na inauguração do Museu do Café de Londrina, localizado na Unidade Sesc Londrina Cadeião. O objetivo do novo espaço cultural é preservar a história de um dos ciclos econômicos mais importantes do Paraná, sobretudo para a região Norte nas décadas de 1940 a 1970, onde a cultura do café era muito forte.
“Trabalhei na roça até meus 25 anos, conheço bem a cultura do café. Este novo museu vai preservar a história de tantos e tantos paranaenses e de todos aqueles que vieram de outras regiões para trabalhar na cultura do café. Preservar a história e garantir o futuro. Este espaço também faz parte da minha história, pois como repórter policial trabalhei aqui por anos a fio na cobertura das ocorrências”, destacou o deputado Cobra Repórter.
Segundo o vice-governador Darci Piana, o Museu do Café faz parte da missão das instituições públicas e privadas de contribuir com a preservação da memória. “Esse museu irá perpetuar uma história do passado para o nosso futuro, os nossos netos, bisnetos, e assim por diante. Estamos lembrando um grande momento da economia do Paraná”, salientou.
O prédio, construído na década de 1960, no auge da produção cafeeira no Paraná, abrigou por 54 anos uma das mais importantes delegacias de Londrina, a 10ª Subdivisão Policial. Em 2018, foi entregue ao Sesc-PR. Desde então passou por reformas, restaurações e adequações para ser transformado em museu, sendo o primeiro da instituição.
A configuração original do edifício foi preservada, com paredes em alvenaria e sua estrutura mantidas. Ao todo, são mil metros quadrados de área construída. No térreo, há quatro espaços expositivos dedicados ao café, integrando o passado, o presente e o futuro, que será utilizado para exposições permanentes, com recursos tecnológicos, imersivos e sensoriais, e temporárias de artistas contemporâneos, todos dedicados ao tema do café; além de salas de atendimento, de técnicos e de dança. Também conta uma loja para venda de souvenirs.
No andar superior estão a biblioteca, espaço para a realização de cursos de moda, figurinos, corte e costura, salas de artes, área de convivência, salas de música e educativa para atividades complementares às visitas guiadas ao museu, e um espaço para armazenagem e reserva técnica do acervo.
Para compor o acervo do novo espaço cultural de Londrina, o Sesc Paraná realizou uma campanha junto à população para a arrecadação de itens que remetessem a história do café na região, como fotografias, documentos, objetos e artefatos. Ao todo, 750 itens compõem o acervo do Museu do Café, mas ele continua recebendo doações da população. Os doadores também gravaram depoimentos em vídeo sobre a história de cada um dos itens doados.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=43549
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.