26 outubro 2020 1.691 visualizações Destaque  ›  Educação  ›  Notícias  ›  Paraná
O governador Ratinho Junior lançou, nesta segunda-feira (26), o programa de colégios cívico-militares em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Paraná a partir de 2021.
Entre as cidades contempladas, estão: Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Cornélio Procópio, Ibiporã, Londrina, Ribeirão Claro, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Sertanópolis, Siqueira Campos. A relação completa você confere no http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/2610colegios.pdf
“A rede estadual de ensino evoluiu todas as suas notas no Ideb de 2019! Para melhorar ainda mais, o Governo Ratinho Junior está apostando também em novas metodologias, tais como a dos colégios cívico-militares, que oferecem mais condições de segurança e estabilidade de ensino. Sou um grande defensor dessa ideia, inclusive”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
A média das escolas cívico-militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 20% maior do que na educação tradicional. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do Brasil nessa área!
Os objetivos do programa passam pela garantia do cumprimento das diretrizes e metas do Plano Estadual de Educação. Entre eles: atuação contra a violência; promoção da cultura da paz no ambiente escolar; criação de novas possibilidades de integração da comunidade escolar; auxílio no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.
Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar para oficializar a indicação. As consultas públicas acontecerão nas escolas indicadas para o programa nesta terça-feira (27) e na quarta-feira (28), das 8 horas às 20 horas. Estarão sob consulta da comunidade colégios em regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e sem oferta de ensino noturno, conforme a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa.
A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pelas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=31647
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.