Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
17 fevereiro 2025 297 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Direitos  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes durante manifestações públicas, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou um Projeto de Lei que estabelece regras para a participação de menores de idade nesses eventos no Estado do Paraná. A proposta busca assegurar que os direitos das crianças e adolescentes sejam preservados, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal.
De acordo com o projeto, menores de 16 anos só poderão participar de manifestações acompanhados por pais, responsáveis legais ou pessoa devidamente autorizada. Já adolescentes entre 16 e 18 anos poderão comparecer independentemente de acompanhante, desde que apresentem autorização expressa dos pais ou responsáveis, salvo nos casos de emancipação legal.
Garantia de segurança e prevenção de riscos – O projeto de lei não regula o conteúdo das manifestações, mas estabelece critérios para a participação de crianças e adolescentes, com o objetivo de protegê-los de situações que possam comprometer sua integridade física, moral ou psicológica. A proposta assegura que, na presença de menores, sejam evitadas circunstâncias que envolvam apologia ao uso de substâncias ilícitas, incitação à violência, manifestações de conteúdo sexualmente explícito ou qualquer outra prática incompatível com sua condição de menor.
O deputado reforça ainda que algumas manifestações podem envolver discursos, práticas ou temas sensíveis, como a apologia ao uso de substâncias ilícitas, incitação à violência ou práticas incompatíveis com seus direitos fundamentais, podendo comprometer sua integridade física, moral ou psicológica. Um exemplo disso e é chamada “Marcha da Maconha”, é comum a presença de discursos e práticas que fazem apologia ao uso de substâncias ilícitas, além do consumo público da droga, o que pode ser prejudicial para menores de idade. Outras manifestações que utilizam a nudez como forma de expressão também podem ser consideradas inadequadas para crianças e adolescentes.
Responsabilidade dos organizadores – A proposta também obriga os organizadores de manifestações a informarem previamente às autoridades competentes sobre a possibilidade de participação de crianças e adolescentes. Além disso, devem divulgar essa informação de forma clara em seus meios de comunicação e adotar medidas para prevenir situações de risco.
O descumprimento das normas previstas no projeto poderá resultar em sanções conforme a legislação vigente, incluindo penalidades civis, administrativas ou até mesmo penais.
Proteção integral e segurança jurídica – Segundo Cobra Repórter, o projeto visa garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando sua participação cidadã consciente sem comprometer sua segurança. Além disso, estabelece um marco normativo claro para pais, responsáveis, organizadores e autoridades, permitindo uma fiscalização mais eficiente.
“Nosso compromisso é equilibrar o direito à liberdade de expressão e reunião com a necessidade de garantir que crianças e adolescentes tenham sua segurança e integridade respeitadas. Contamos com o apoio dos demais parlamentares para a aprovação desta importante iniciativa”, concluiu o deputado.
O projeto segue agora para tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=47671
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.