Comentários
Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
25 maio 2021 1.076 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
Imagem: Sesp
“A pedido do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Paraná (SINSSP/PR), que representa os servidores Agente de Apoio, Execução e Profissional lotados no Departamento Penitenciário, nossa subemenda tem como objetivo esclarecer a estrutura da nova Polícia Penal com seus cargos”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, que, juntamente com o deputado Michele Caputo (PSDB), apresentou, nesta terça-feira (25), uma subemenda à proposta do Poder Executivo (PEC 1/2021), que propõe a criação do Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) no âmbito da Segurança Pública do Estado.
De acordo com o texto, a subemenda propõe que é necessário organizar o quadro de servidores da Polícia Penal do Estado do Paraná, cada qual com suas atribuições específicas e integradas, visando a tão almejada eficiência de tratamento penal e segurança aos apenados, ajustando o texto da PEC para incluir todos os servidores que desempenham suas funções no atual sistema penitenciário do Estado, como sendo no Art. 1º, §2º: “o preenchimento do quadro de servidores da Polícia Penal será feito, exclusivamente, por meio de concurso público e por meio da transformação dos atuais cargos de Agente Penitenciário e demais cargos lotados no Departamento Penitenciário do Paraná – DEPEN, nos termos da lei”.
A subemenda acresce, ainda, o Art. 7º que demonstra quais as carreiras que atualmente são lotadas no DEPEN e que passarão a compor a Polícia Penal com nomenclatura adequada ao novo órgão: “Art. 7º. A Polícia Penal será composta pelas carreiras: I – de Policial Penal por meio da transformação dos atuais cargos de Agente Penitenciário lotados no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN; II – de Especialista em Execução Penal por meio da transformação dos atuais cargos de Agente Profissional lotados no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN; III – de Técnico em Execução Penal por meio da transformação dos atuais cargos de Agente de Execução lotados no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN; IV – de Auxiliar em Execução Penal por meio da transformação dos atuais cargos de Agente de Apoio lotados no Departamento Penitenciário do Estado do Paraná – DEPEN”.
Vale ressaltar que, durante a sessão plenária desta segunda-feira (24), foi instalada a Comissão Especial que vai analisar a PEC 001/2021. O objetivo do Governo é a harmonização da legislação estadual com a alteração constitucional promovida pela Emenda Constitucional 104/19 que alterou o Art. 144 da Constituição Federal, criando como órgão de Segurança Pública a Polícia Penal nos âmbitos Federal, Estadual e Distrital.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=34497
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.
Agradeço aos nobres deputados Cobra e Caputo, pela analise coerente e apoio no que tange a inclusão dos demais servidores do Sistema Penal na PEC 104/19. Importante a compressão de que o Sistema Penal é composto por diversas funções indispensáveis ao tratamento penal, tal como preconiza a LEP – Lei de Execução Penal.
Parabéns pela iniciativa, Nobre Deputado. Obrigado pelo apoio e pela força que nos tem dado. Esta submenda vai ajudar a corrigir as desigualdades e o descrédito com que os servidores administrativos que trabalham nas unidades penais vem sofrendo. Com este projeto o Sr. vai dar voz e representatividade aos servidores administrativos penitenciários que há muito sofrem em silêncio, imposto por não terem pessoas comprometidas com as causas e as questões dos servidores penitenciários, que não fossem as causas dos agentes penitenciários. Muito Obrigado!!!
Perfeita análise da PEC 104/19, para a criação da Polícia Penal do Paraná, que de fato deverá abarcar todos os serviços e servidores que atuam no tratamento penal e somente desta forma poderá exercer com excelência os propósitos da sua criação. O Depen entrará de forma plena na execução penal, deixando no passado alguns atos amadores atrelados em remendos jurídicos.
Venho agradecer aos nobres deputados Michele Caputo e Cobra Repórter por serem os principais articuladores da iniciativa de apresentar a subemenda a PEC 001/2021, em tramitação na Assembléia Legislativa, incluindo todos os servidores do Sistema Penal. A iniciativa honra os servidores técnicos, administrativos e de apoio, restabelecendo uma injustiça digna de aplausos.
Explanação coerente, justa e necessária. Todas as categorias devem ser contempladas, visto que o Sistema é uma “cadeia de interação” onde o tratamento penal é desenvolvido pelos profissionais dentro da especificidade de cada área de atuação. Agradeço pela nobre iniciativa.
Parabéns pela iniciativa de fazer uma PEC mais justa e eficiente.
Parabéns deputado pela análise correta da PEC 104/19, em inserir no órgão da polícia penal os servidores penitenciários multiprofissionais que hoje constituem o depen, contamos com seu voto favorável!! Obrigada!
Obrigada aos deputados por estarem nos apoiando !
Obrigado aos Deputados Michele Caputo e Cobra Repórter, por nós enquadrar no Quadro de servidores do Sistema Penal, uma luta que vem desde a C.E. 1989.
Agradeço por lembrar dos servidores do sistema penitenciário!!
Nada mais justo a criação de uma policia penal que englobe todos os servidores do sistema penitenciário paranaense, os atuais agentes penitenciário já estão sobrecarregados em suas funções acredito que não será possível que assumam todo o tratamento penal e demais funções administrativas, sem prejuízos a vigilância e custodia dos detentos, o DEPEN conta hoje com servidores Profissionais, técnicos e auxiliares com mais de 12 anos de experiência no trato de assuntos relacionados ao tratamento penal, não pode simplesmente descartar estes profissionais essenciais para o bom andamento das unidades prisionais, parabéns pela iniciativa.
Parabéns pela matéria da polícia penal
Parabéns pela decência e análise correta da Lei de Execução Penal e nova legislação da Polícia Penal.
Agradeço aos deputados Cobra e Caputo pelo apoio em reconhecer todos os servidores lotados no DEPEN, na construção de uma policia penal ampla e forte.
Obrigado por apoiarem a reestruturação do sistema penal de uma forma ampla e abrangente, valorizando todosos servidores do DEPEN .
Agradeço aos deputados Cobra e Caputo pelo respeito com todos os servidores do DEPEN, esse é o momento de nos unirmos na criação de uma polícia penal forte que preze pela segurança mas que também vise o integral tratamento às pessoas presas.
OBRIGADO COBRA E CAPUTO POR LEMBRAR DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Uma visão macro do departamento penitenciário do Paraná, parabéns nobre deputado pela analise correta da PEC 104/19.