Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
01 dezembro 2021 550 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde
“Os donos de farmácia estão com um passivo enorme e estou lutando, desde o início das discussões do projeto de lei complementar 8/2021, para que tenham o menor impacto financeiro possível! Fui procurado por muitos deles, principalmente os donos de estabelecimentos pequenos, que estão desesperados, ameaçando fechar as portas”, ressaltou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
O deputado anunciou um avanço em relação a esse assunto nesta quarta-feira (01): na forma de uma subemenda substitutiva geral, o relator do projeto de lei complementar 8/2021, deputado Paulo Litro (PSDB), acatou seis emendas de plenário ao projeto em reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. Agora, o projeto volta para ser votado em Plenário.
O deputado Cobra Repórter destacou que as emendas apresentadas e que ele assinou surgiram a partir de sugestões encaminhadas pelos próprios donos de farmácia e representantes do setor. “Uma das emendas, por exemplo, diz que o parcelamento deve abranger os débitos gerados até setembro de 2021, desde que autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz. Outra questão muito importante que estou lutando é para alterar a base de cálculo do imposto devido, utilizando como referência a margem de valor agregado (MVA) e não o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF). O MVA está como opção para quando não existir o PMPF, mas a minha luta é para a implantação do MVA em qualquer situação que seja”, explicou o deputado Cobra Repórter.
A matéria, que tramita em regime de urgência, trata do parcelamento de valores relativos ao ICMS incidente sobre medicamentos e produtos farmacêuticos, instituindo um programa de parcelamento incentivado de débitos fiscais relativos ao ICMS (sujeitos ao regime de substituição tributária).
O projeto diz respeito a fatos geradores tenham ocorrido até 31 de maio de 2020 e que tenham sido objeto de comunicado de autorregularização pelo fisco estadual aos estabelecimentos varejistas de produtos farmacêuticos.
De acordo com o Governo Estadual, a proposição é necessária para implementar na legislação tributária a dispensa da multa punitiva, autorizada pelo Convênio ICMS 68/2021.O projeto também pretende adequar dispositivos da Lei Complementar n°231/2020, já que, como se encontram, não passíveis de execução pela Secretaria de Estado da Fazenda.
Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=37509
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.