30 abril 2020 1.085 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Investimentos  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Saúde
“Já são 219 cidades paranaenses com o reconhecimento exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) depois que mais 47 municípios receberam, nesta quarta-feira (28), o reconhecimento do estado de calamidade pública pelos deputados estaduais durante sessão remota da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O projeto de decreto legislativo 8/2020 reconhece o estado de calamidade pública em mais 47 municípios do Paraná para que tenham mais liberdade para adotar medidas administrativas em razão do avanço do novo coronavírus. A proposta foi aprovada em primeiro turno durante a sessão ordinária e em segundo turno em uma sessão extraordinária. Como foi dispensada da votação em redação final, segue para a sanção do Poder Executivo.
Com esses novos municípios, já são 219 cidades paranaenses com o reconhecimento exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Foram contemplados no projeto de decreto legislativo 8/2020 os municípios de Antônio Olinto; Bom Sucesso; Cambará; Campo Bonito; Capanema; Chopinzinho; Corbélia; Coronel Domingos Soares; Diamante do Sul; Dois Vizinhos; Fênix; Foz do Jordão; Ibiporã; Irati; Itaipulândia; Ivatuba; Jandaia do Sul; Janiópolis; Japira; Lidianópolis; Manfrinópolis; Nova Cantu; Quarto Centenário; Quedas do Iguaçu; Quitandinha; Rio Azul; Salgado Filho; Santa Tereza do Oeste; Santa Terezinha de Itaipu; Sarandi; Brasilândia do Sul; Capitão Leônidas Marques; Guaraniaçu; Japurá; Lobato; Mariópolis; São João do Triunfo; São Pedro do Iguaçu; Farol; Florestópolis; Carlópolis; Guaraci; Miraselva; Atalaia; Maripá; Cidade Gaúcha; Nova Olímpia.
“Esta situação crítica que vivemos demanda uma ação rápida por parte da administração municipal, tal como o remanejamento de recursos, onde a declaração do estado de calamidade pública se torna crucial”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
De acordo com o inciso IV do artigo 2º do Decreto federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, o estado de calamidade pública se caracteriza por “situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido”. Ou seja, a ocorrência de situação fora do comum que exija respostas imediatas do poder público e que comprometem a previsão orçamentária.
A aprovação pela Assembleia Legislativa do Paraná dos decretos municipais de calamidade pública segue o que determina o artigo 65 da Lei Complementar federal nº 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A medida suspende prazos e dispensa o cumprimento dos resultados fiscais e a limitação de empenhos.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29140
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.