Você esta em: Início » Comissões Parlamentares »
11 julho 2016 1.168 visualizações Comissões Parlamentares  ›  Infraestrutura  ›  Notícias
A Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio realizou nesta sexta (8), em Londrina uma audiência pública com objetivo de ouvir as entidades da sociedade civil organizada e a população sobre o tema. A opinião de todos foi unânime: ninguém aceita a prorrogação e até mesmo nova concessão no modelo atual e considera a frente parlamentar um passo para a mudança.
Participaram representantes de mais de 40 municípios da região Norte. Estavam presentes os deputados Ademir Bier, coordenador da Frente Parlamentar, e os integrantes Cobra Repórter, Tercílcio Turini, Evandro Junior, Márcio Paulik, Anibeli Neto, Requião Filho e Palozzi, além do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnollo, do auditor e ex- assessor do Tribunal de Contas, Homero Marchesi e o diretor da Copavel, Dilvo Grolli e diversos vereadores.
O deputado Cobra Repórter agradeceu a presença dos londrinenses pela participação no debate, demonstrando garra e sua indignação para impedir a prorrogação. “Esse tipo de pedágio não queremos mais. A Frente Parlamentar vai fazer a diferença, vai propor uma solução e a primeira vitória foi o projeto que determina que qualquer prorrogação deva passar pela Assembleia”.
Ademir Bier afirmou que a frente não contra o pedágio, mas sim contra a prorrogação dos atuais contratos e a forma como eles estão vigentes. “Só a mobilização da sociedade vai impedir que isso continue. O projeto aprovado na Assembleia que determina que as possíveis prorrogações sejam submetidas à Alep, já é uma amarra, Temos que exigir que as obras sejam feitas”, afirmou.
O diretor da Coopavel, Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli, apresentou um levantamento feito com dados das demonstrações financeiras de 1999 a 2015, da concessionária Viapar, que demonstram que a arrecadação da empresa aumentou 850% em 16 anos, enquanto a inflação foi de 210%. “Somente as cooperativas do Oeste do Estado pagam R$ 100 milhões por ano às praças de pedágio”, enfatizou.
Diversos deputados e participantes destacaram que faltam 600 km de obras para serem feitas até 2021. Em 18 anos, apenas 40% das obras previstas para serem executadas pelas concessionárias foram feitas e faltam 60% para serem concluídas em cinco anos.
Nova audiência pública ocorre no di 11 de agosto em Umuarama.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=2278
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.