Você esta em: Início » Notícias » Agricultura »
18 julho 2018 2.333 visualizações Agricultura  ›  Atuação Por Cidade  ›  Londrina  ›  Notícias
Foto: Acervo Museu de Londrina/R. Kretch
Há 43 anos a Geada Negra mudou a história do Paraná ao dizimar as lavouras cafeeiras doEstado, que até então era o maior produtor brasileiro, com 850 milhões de pés. Em 18 de julho de 1975, os termômetros ficaram abaixo de zero na região Norte e causou um grande prejuízo à região que é sentido até hoje. Naquela noite foram registrados -3,5º C no abrigo e -9º C na relva.
“Essa geada influenciou não só a economia da região Norte, mas do Paraná e do país. Tinha quase um ano, pois sou de agosto de 1975, mas meus pais, que sempre foram da roça, viram e sentiram os efeitos da geada negra. Os pés de café foram queimados como se tivesse colocado fogo”, conta o deputado Cobra Repórter.
O deputado ressalta que, muito do que se vê nas cidades também é consequência da geada negra, já que, de acordo com os dados históricos, a ocupação no campo caiu 60% nos 40 anos que se seguiram– passou de 4,5 milhões de pessoas para 1,5 milhão.
Segundo estimativas, 300 mil agricultores ficaram sem emprego e migraram para as periferias das grandes cidades, onde muitos ficaram expostos à pobreza e à violência, mudando o cenário das cidades.
“Foi um fenômeno climático que gerou consequências para as décadas seguintes e até hoje. Deixamos de ser os donos do ouro verde e nossas cidades mudara as características tendo que atender uma demanda que não existia antes.
Foto: Acervo Museu de Londrina/R. Kretch
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=18683
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.