Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
27 julho 2023 1.438 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Direitos  ›  Londrina  ›  Notícias
Foto: REDES SOCIAIS
“Recebi dezenas de reclamações de cartórios lotados em Londrina! Isso está acontecendo pelo seguinte motivo: os cartórios distritais voltaram a atender na área rural. Antes, estávamos com 14 cartórios na cidade. Voltamos a ficar com apenas sete! Um número muito pequeno levando em consideração que estamos falando da segunda maior cidade do estado! E isso está provocando um caos no atendimento com filas gigantescas”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), nesta quinta-feira (27).
Uma decisão proferida pelo Juiz Corregedor da Comarca de Londrina no final de janeiro de 2023 determinou que os cartórios voltassem a atender na área rural. Para o deputado, essa medida prejudica muito a sede do município de Londrina onde têm um número expressivo de habitantes, bem como estão instaladas as grandes construtoras, incorporadoras, imobiliárias, agências bancárias, registros de imóveis, prefeitura, enfim, onde realmente existe necessidade de cartórios para lavrar o grande número de escrituras, procurações, reconhecimento de firmas, autenticação de documentos, entre diversos outros serviços realizados pelos cartórios distritais.
O deputado destaca ainda que eles são responsáveis pelo maior número de atos lavrados nos últimos 18 anos, bem como geram mais de 100 empregos diretos e indiretos, ainda mantém ótima estrutura física para atender os usuários diariamente, que podem se abrigar do sol, da chuva e do frio, com muito conforto.
Ele ressalta também que os serviços prestados pelos cartórios distritais cresceu muito em razão da qualidade, agilidade, eficiência e segurança jurídica fazendo com que conquistassem grande parte da população londrinense.
“Não há a necessidade de um cartório em cada distrito. Hoje, apenas 3% da população de Londrina ainda se encontra na zona rural, ou seja, não há volume de trabalho que justifique essa mudança. Os cartórios devem voltar a atuar na sede do município para desafogar a demanda que há na cidade. Sem contar que, para funcionar eles têm que ter uma estrutura e grande parte dos funcionários mora na cidade. Sendo assim, uma pessoa que mora no centro de Londrina e trabalha no distrito de Maravilha tem que percorrer, por exemplo, 30 km por dia. É um retrocesso essa mudança no meu ponto de vista. Pedimos que o Tribunal de Justiça reveja a decisão”, disse o deputado estadual Cobra Repórter.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=43270
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.