Paraná conta com 316 salas para controle e coordenação do combate ao Aedes - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Paraná conta com 316 salas para controle e coordenação do combate ao Aedes

22 abril 2016       477 visualizações        ›        

Das 1.094 salas de coordenação e controle contra o mosquito Aedes aegypti no Brasil, 316 são do Paraná, ou seja, cerca de 80% dos municípios paranaenses possuem esta instalação. A criação de estruturas para este fim foi determinada pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado.


As salas municipais de coordenação e controle tem a responsabilidade de articular as ações de combate ao mosquito no âmbito local, buscando o apoio do poder público e sociedade. Elas são compostas por representantes do gabinete do prefeito, secretaria da saúde e educação, defesa civil, assistência social e outras entidades que possam contribuir com a mobilização da população.

A criação dessas estruturas teve como motivo responder à declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, devido ao preocupante registro de casos de microcefalia associada ao zika vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti.

O Paraná teve facilidade na organização dessas salas por conta da criação do Comitê Estadual de Combate à Dengue em 2011 e a recomendação de que as prefeituras organizassem seus comitês municipais.

É através das salas de coordenação e controle que são organizados os mutirões e dias D de combate ao mosquito da dengue. Esse grupo também tem a função de centralizar todas as informações referentes à situação da dengue, zika e chikungunya no município.

De acordo com a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, a análise dos números e da gravidade dos casos mostra como atuar para evitar epidemias e mortes por essas doenças.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o fato de o Paraná possuir um grande número de salas demonstra o comprometimento das prefeituras no reforço ao combate ao mosquito da dengue. Ele ainda explicou que o governo do Paraná tem investido pesado para combater o mosquito Aedes aegypti, ressaltando o repasse de quase R$ 45 milhões nos últimos meses. Mesmo assim, Caputo afirmou que só esta guerra só poderá ser vencida com a participação efetiva dos municípios e da sociedade civil organizada.

Com informações da Agência Estadual


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=1722

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.