22 abril 2016 477 visualizações Notícias  ›  Saúde
Das 1.094 salas de coordenação e controle contra o mosquito Aedes aegypti no Brasil, 316 são do Paraná, ou seja, cerca de 80% dos municípios paranaenses possuem esta instalação. A criação de estruturas para este fim foi determinada pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado.
As salas municipais de coordenação e controle tem a responsabilidade de articular as ações de combate ao mosquito no âmbito local, buscando o apoio do poder público e sociedade. Elas são compostas por representantes do gabinete do prefeito, secretaria da saúde e educação, defesa civil, assistência social e outras entidades que possam contribuir com a mobilização da população.
A criação dessas estruturas teve como motivo responder à declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, devido ao preocupante registro de casos de microcefalia associada ao zika vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti.
O Paraná teve facilidade na organização dessas salas por conta da criação do Comitê Estadual de Combate à Dengue em 2011 e a recomendação de que as prefeituras organizassem seus comitês municipais.
É através das salas de coordenação e controle que são organizados os mutirões e dias D de combate ao mosquito da dengue. Esse grupo também tem a função de centralizar todas as informações referentes à situação da dengue, zika e chikungunya no município.
De acordo com a chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte, a análise dos números e da gravidade dos casos mostra como atuar para evitar epidemias e mortes por essas doenças.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o fato de o Paraná possuir um grande número de salas demonstra o comprometimento das prefeituras no reforço ao combate ao mosquito da dengue. Ele ainda explicou que o governo do Paraná tem investido pesado para combater o mosquito Aedes aegypti, ressaltando o repasse de quase R$ 45 milhões nos últimos meses. Mesmo assim, Caputo afirmou que só esta guerra só poderá ser vencida com a participação efetiva dos municípios e da sociedade civil organizada.
Com informações da Agência Estadual
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=1722
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.