Paraná pode instituir o Dia dos Cães Operacionais da Segurança Pública - Deputado Estadual Cobra Repórter
Logo Cobra Reporter
Cobra Reporter - O Deputado da Família

Rádio Online. Ouça agora!

Paraná pode instituir o Dia dos Cães Operacionais da Segurança Pública

24 fevereiro 2025       427 visualizações        ›   ›   ›   ›        

Os cães operacionais que atuam nas forças de segurança do Paraná podem ganhar uma data especial em reconhecimento ao seu trabalho essencial no combate ao crime e na proteção da população. Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD) na Assembleia Legislativa propõe a instituição do “Dia dos Cães Operacionais da Segurança Pública”, a ser comemorado anualmente em 3 de agosto.

A data escolhida remete à publicação do Decreto nº 7.514, de 2 de agosto de 2017, que regulamentou o funcionamento do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil do Paraná. A proposta tem como objetivo valorizar esses animais, que desempenham funções fundamentais, como a detecção de drogas, armas e explosivos, o cumprimento de mandados, o patrulhamento e operações de busca e salvamento.

Atuação fundamental no combate ao crime – Os chamados “K-9”, termo utilizado para designar cães treinados para atividades policiais, são aliados indispensáveis das forças de segurança. No Paraná, os resultados do uso desses animais são expressivos. Em 2024, apenas os cães do NOC da Polícia Civil auxiliaram na apreensão de 2,8 toneladas de drogas, participaram de 892 ocorrências e ajudaram na retirada de 110 armas de fogo das ruas.

Um exemplo recente do impacto dessa atuação ocorreu no início de 2025, na PR-323, em Cruzeiro do Oeste. Com a ajuda de um cão farejador, a Polícia Militar do Paraná interceptou uma carreta carregada com 104,7 kg de pasta base de cocaína, causando um prejuízo estimado em R$ 7,7 milhões ao tráfico de drogas.

Além disso, os cães também são essenciais no monitoramento de fronteiras, como em Foz do Iguaçu, onde atuam na prevenção ao contrabando e ao tráfico internacional de drogas. Durante a Operação Vida, em 2023, os animais ajudaram na localização de drogas escondidas em compartimentos ocultos de veículos, contribuindo para a desarticulação de quadrilhas criminosas.

Valorizando os cães operacionais e promovendo a conscientização – A proposta também prevê que o Poder Executivo possa promover eventos, demonstrações e atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância dos cães operacionais e incentivar a valorização e o bem-estar desses animais.

Atualmente, os cães operacionais não são apenas ferramentas de segurança, mas também exercem um papel importante na aproximação entre as forças de segurança e a comunidade. Em 2024, por exemplo, os cães do NOC participaram de programas como o PCPR na Comunidade, apresentando demonstrações de faro de drogas e contribuindo para campanhas educativas, como a do Junho Branco, que alcançou mais de 5,1 mil pessoas em todo o estado.

O projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa e aguarda análise das comissões temáticas antes de ser levado a plenário para votação. Caso aprovado, a nova legislação será um reconhecimento às contribuições desses animais na segurança pública do Paraná.


SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=47743

Escreva seu comentário

Você está logado em comentário do post

Gabinete

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060

Escritório Regional

(43) 3020-3410

® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.