05 outubro 2020 620 visualizações Criai  ›  Destaque  ›  Notícias  ›  Paraná
Foi submetido à votação, nesta segunda-feira (05), o Projeto de Lei (PL) que estabelece a obrigatoriedade de formação superior em saúde do responsável técnico de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Paraná durante sessão remota da Assembleia Legislativa.
Primeiro, o PL foi submetido aos pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Saúde e de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai). Depois, o Projeto foi aprovado com 45 votos e segue para ser apreciado em 2ª discussão nesta terça (06).
O Projeto de Lei é de autoria do vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), e do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado Ademar Traiano.
“Quando a execução da assistência de saúde ao idoso está distante do local da instituição e a ILPI não conta com a constante atuação de um profissional responsável técnico, há um risco, principalmente, aos idosos que apresentam patologias ou perdas funcionais e requerem atenção especial com cuidados contínuos e de longa duração”, destacou o deputado Cobra Repórter, que é também o presidente da Criai.
O deputado Cobra Repórter diz ainda que, desta forma, o Paraná vai garantir dignidade ao envelhecimento saudável de nossos idosos. “Por isso queremos impor qualidade e responsabilidade técnica para assistência social e de saúde necessária, sendo obrigação do Poder Público regular a prestação dos serviços e fiscalizar a execução com qualidade”, acrescentou.
A proposição tem origem em um pedido do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, por intermédio da procuradora de Justiça, Rosana Beraldi Bevervanço, e da promotora, Melissa Cachoni Rodrigues, que exercitando os preceitos contidos no artigo 75, da Lei Complementar nº 85/1999 (Lei Orgânica do Ministério Público), indicaram a necessidade de iniciativa legislativa.
De acordo com o PL, o gestor da instituição poderá acumular a função de responsável técnico, desde que tenha a formação requerida. Ele estabelece ainda que as Instituições em funcionamento têm o prazo de 180 dias para se adequarem aos termos da Lei quando for publicada.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=31415
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.