13 agosto 2021 646 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Infraestrutura  ›  Londrina  ›  Notícias
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) lançou, nesta sexta-feira (13), o edital da obra de restauração e duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, um investimento estimado de R$ 217.311.082,20.
“Quantas administrações passaram e não fizeram essa obra tão aguardada por moradores do norte do Estado? Quantas vidas foram perdidas? Quantas famílias foram destruídas em acidentes trágicos que ocorreram neste trecho? Na minha carreira de repórter, presenciei vários infelizmente e essa obra foi uma das minhas bandeiras! É com imensa satisfação que recebemos essa excelente notícia do Governo Ratinho Junior”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.
“Londrina e a região Norte não podem mais esperar. Estamos lançando o edital da duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, um investimento incrível de mais de R$ 200 milhões, que traz segurança, agilidade e o potencial para tornar a rodovia, já a principal ligação entre Londrina e Curitiba, em um corredor logístico da região Norte”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
“E esta é apenas a primeira de duas obras que vamos realizar nesta rodovia. Já estamos trabalhando para lançar o edital que vai concluir a duplicação, entre Lerroville e Irerê, integrado com o trecho seguinte, até Londrina, já inteiramente duplicado”, complementou.
Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.
OBRA – Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.
Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.
O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os recursos da obra são do programa Avança Paraná.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
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