Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
19 maio 2020 748 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Direitos  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Segurança
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi ontem (18), mas todo o mês de maio está sendo dedicado à realização de atividades de prevenção e conscientização: é o chamado “Maio Laranja”. Por isso, prédios públicos como Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Palácio Iguaçu, Palácio das Araucárias, Museu Oscar Niemeyer receberam iluminação especial para chamar atenção de toda a sociedade sobre o tema.
“O debate sobre o abuso e exploração sexual é de fundamental importância para conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar. São vários os canais! Destaco aqui o Disque 181 e também o site www.criaiparana.org. Lá, você encontra um botão de denúncias já na página principal, basta clicar e preencher o formulário com as informações. Os dados mostram a importância da prevenção”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que é o presidente da Comissão que Defende os Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) na Assembleia Legislativa.
Dados do Sistema de Informação de Agravos (SINAM) mostram que em 2019, dos 40.551 mil casos notificados de violência interpessoal/autoprovocada no Paraná, 44,01% (17.863) envolveram crianças e adolescentes. No que se refere às notificações de violência sexual, os dados no Estado são alarmantes. Dos 4.326 registros, 76,9% (3.329) foram praticados contra crianças e adolescentes.
Neste ano, são 4,7 mil novas denúncias, que revelam que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas. Também em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.
AÇÃO – Nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Cobra Repórter apresentou um projeto de lei que institui, em caráter permanente, a Força-Tarefa Infância Segura (Fortis) de prevenção e combate aos crimes contra a criança, integrada por representantes dos três Poderes do Estado e da sociedade organizada. A Força-Tarefa Infância Segura, uma iniciativa inédita, é uma rede de proteção envolvendo secretarias do Paraná, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29368
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.