Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
12 dezembro 2022 1.250 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Destaque  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Projetos
O projeto de lei 312/22 que institui a “Semana da Luz” no Estado do Paraná foi aprovado com 45 votos, em 1ª discussão, durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta segunda-feira (12). “Nosso Governo é inovador e tem a consciência que a energia solar, assim como outras energias alternativas, serão o futuro da humanidade. Precisamos preparar as próximas gerações para esta realidade, por isso o objetivo principal deste projeto de lei é a conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica para a melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, autor do projeto. Agora, ele segue para 2ª discussão.
Segundo o texto do projeto, a “Semana da Luz” será realizada anualmente na semana que integra o dia 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e será incluída no Calendário Oficial do Estado do Paraná. Entre os objetivos, estão: ampla reflexão sobre o consumo e produção de energia elétrica racional e responsável; incentivar a produção e a utilização de energias renováveis; conscientização sobre a boa produção e utilização da energia elétrica, buscando sempre o desenvolvimento sustentável; proteção do meio ambiente; promoção de palestras, seminários, workshops, campanhas, mobilizações e outras atividades, que permitam estimular a reflexão sobre uso eficiente e consciente da energia elétrica, com o intuito de conscientizar a população em geral e os demais setores da economia, para a consecução dos objetivos desta lei.
O deputado Cobra Repórter destaca que o Estado do Paraná é um dos maiores polos de matriz energética hidráulica do Brasil e do mundo por meio também da imponente hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. “A matriz energética paranaense é responsável por boa parte da energia elétrica utilizada na região sul e sudeste do Brasil, detendo um grandioso potencial e com expressivo aproveitamento hidrelétrico. A principal operadora de distribuição elétrica do Estado do Paraná é supervisionada e coordenada pelo Centro de Operação de Geração e Transmissão da Copel. Cerca de 93% do sistema energético paranaense provêm de fontes renováveis. Esse fato é motivo de respeito e orgulho para nós, haja vista os grandes problemas ecológicos enfrentados mundialmente em decorrência de atos violentos aos recursos ambientais. Todo esse potencial energético do Paraná corre riscos caso não haja a utilização consciente da energia elétrica”, disse o deputado Cobra Repórter.
No ano de 2021, no Paraná, o consumo de energia elétrica cresceu em 12% em janeiro comparado com o mesmo mês de 2020 de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=41403
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.