28 abril 2020 830 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Educação  ›  Notícias  ›  Paraná
O secretário estadual de Educação e Esporte, Renato Feder, esteve, nesta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para falar das medidas que vem sendo tomadas pela pasta durante o período de isolamento por conta da pandemia do coronavírus.
O secretário destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Ensino a Distância (EaD), solução encontrada para a reorganização do calendário escolar de cerca de um milhão de alunos da rede estadual. Os colégios só serão reabertos quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.
A proposta foi desenvolvida respeitando a Constituição Federal e o conceito de amplo acesso à educação. “Vale ressaltar que o Ensino a Distância durante o período de isolamento social foi uma das minhas reivindicações por meio de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter.
O secretário destacou, durante a participação na sessão da Alep, que, sem o EaD, um longo período de reposição presencial seria necessário e acarretaria, não apenas em um comprometimento do calendário de 2020, mas possivelmente também nos anos seguintes. “Com o ensino a distância, por sua vez, o calendário não ficará prejudicado uma vez as aulas seguem ocorrendo normalmente reduzindo os prejuízos pedagógicos dos estudantes”, lembrou o deputado Cobra Repórter.
O secretário Renato Feder explicou que o EaD está funcionando em quatro frentes: TV Aberta (TV Record – RIC Paraná), Youtube (no canal Aula Paraná), Aplicativo Aula Paraná (disponível para Android e iOS) e o Google Classroom. A secretaria de Educação também providenciou pacotes 3G e 4G com as grandes operadoras do Paraná para que alunos, professores e funcionários da rede possam usar os dados gratuitamente sem gastar seus pacotes pessoais de internet e para garantir que o sistema alcance até mesmo os estudantes que não possuem sinal de internet.
Renato Feder também divulgou alguns números sobre a adesão: foram 760 mil downloads do Aplicativo, 547 mil acessos ao Aula Paraná só na semana passada, mais de 250 mil inscritos no canal do Youtube, 85% de likes dos vídeos e mais de um milhão de pessoas assistiram aos vídeos até hoje de acordo com o secretário.
Renato Feder lembrou ainda que, desde a semana passada, as aulas EaD estão tendo a tradução simultânea de libras e reforçou também a segurança que o Aplicativo Aula Paraná oferece.“O Aplicativo não pega os dados dos alunos a não ser o da inscrição para que o sistema possa certificar de que se trata do aluno de fato”, explicou.
O secretário destacou que outros Estados (como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia…) buscaram informações sobre o modelo EaD do Paraná para que possam aplicar o mesmo sistema de ensino. Por fim, Renato Feder disse que a preocupação, agora, é com a rede municipal já que algumas cidades não adotaram ainda o Ensino a Distância. “Nesta quarta-feira (29), será feita uma reunião com os secretários municipais e chefes de núcleos para discutir a situação do ensino nessas cidades uma vez que os alunos da rede municipal não podem ficar sem aula durante o período de pandemia”, afirmou o secretário.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=29108
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.