Você esta em: Início » Atuação Por Cidade »
25 setembro 2019 920 visualizações Atuação Por Cidade  ›  Comissões Parlamentares  ›  Criai  ›  Curitiba  ›  Entrevista  ›  Notícias
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), esteve, na manhã desta quarta-feira (25), na Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em Curitiba, para o Programa “Em Pauta” que teve como tema: Violência Contra os Idosos!
“Precisamos criar campanhas de conscientização, treinamento de profissionais de saúde, de cuidadores e a criação de políticas públicas para melhorar o atendimento à população mais velha. A instalação de delegacias dos idosos é de fundamental importância, por exemplo, para combater esta violência”, afirmou o deputado estadual Cobra Repórter, que destacou também o trabalho que a Criai tem feito em relação às denúncias que chegam pelo site (www.criaiparana.org).
Ele lembrou ainda o fato de terem percebido um aumento do serviço do Disque Idoso Paraná (0800 41 0001) de 2017 para 2018. Enquanto o número de denúncias passou de 676 para 788, o número de orientações fornecidas por telefone, e-mail ou presencialmente passou de 1020 em 2017 para 1897 em 2018. Nos primeiros cinco meses de 2019, já foram registradas 590 denúncias – a grande maioria delas por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas.
Durante a entrevista, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) também reforçou que, esse ano, apresentou um projeto de lei para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, o
“JUNHO VIOLETA”: mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa. O pedido foi feito pelo assessor de Política da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf-PR), Matheus Mokdese, que também participou do debate da Aerp.
O “JUNHO VIOLETA” tem como um dos objetivos reprimir e combater a violência contra os idosos. “A participação das pessoas idosas na população total, que era de 7,5% em 2010, deverá ser de quase 20% em 2040, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Esta dinâmica fará com que, a partir do final dos anos 2030, o número de idosos se torne maior que o número de crianças, passando de 32 idosos para cada grupo de 100 crianças em 2010, para 118 idosos para cada 100 crianças, em 2040”, disse o deputado Cobra Repórter.
A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, irmã Terezinha Tortelli, também participou do “Em Pauta” e falou sobre atuação da entidade, que presta assistência especial aos idosos em situação de vulnerabilidade. A pastoral foi criada pela CNBB, que capacita voluntários para fazer visitas domiciliares aos idosos mais vulneráveis.
BOTÃO DO PÂNICO PARA IDOSOS – No Programa da Aerp, o deputado estadual Cobra Repórter destacou ainda que ele e o ex-deputado estadual Ney Leprevost, hoje, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), criaram um projeto em que idosos em situação de violência doméstica e familiar também terão direito a usar o dispositivo de segurança Botão do Pânico. O projeto de lei nº 499/2017, alterou a lei 18.868/2016, estabelecendo diretrizes gerais para a implementação e o uso do sistema, criado para proteger mulheres que são potenciais vítimas da violência.
SHORTLINK: https://www.cobrareporter.com.br/?p=24626
Materias relacionadas
Deputado Cobra Repórter visita comandante-geral da PM
Presidente da Sercomtel visita deputado Cobra Repóter
Caminhoneiros devem ser ouvidos pela Assembleia
Cobra participa de troca de comando da PM em Rolândia
Atividades parlamentares
Redes sociais
Gabinete
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Praça Nossa Senhora de Salette, s/n
Gabinete 004 - Térreo - CEP.: 80530-911
Centro Cívico Curitiba - Paraná - (41) 3350-4060
Escritório Regional
(43) 3020-3410
® 2023 Deputado Estadual Cobra Reporter - Todos os direitos reservados.